FC Porto e Sporting estão a um triunfo de acederem matematicamente aos 16 avos de final da Liga Europa em futebol, “bastando”, para isso, vitórias sobre os turcos do Besiktas e em Gent, na Bélgica, respectivamente.

À entrada para a antepenúltima jornada, o Sporting é a equipa mais concretizadora da prova (12 marcados e dois sofridos), lidera o grupo C com três triunfos nas três rondas já disputadas e caso vença na Bélgica fica automaticamente apurado, restando perceber se em primeiro ou segundo.

Em situação semelhante está o FC Porto no Grupo L: três vitórias em outros tantos jogos (7-1, em golos).

Os nove pontos já conquistados permitem à equipa de André Villas-Boas gerir a vantagem, mas o Besiktas não se afigura adversário fácil, até porque, com duas vitórias (a única derrota aconteceu perante os “dragões”) tem todas as possibilidades de chegar ao topo, já que a eliminação parece cenário praticamente afastado.

Estas duas equipas são, claramente, as mais fortes do grupo L e deverão decidir quinta-feira, no Dragão, qual a que se posiciona melhor para assegurar a liderança da “poule”. O Rapid soma três pontos e o CSKA Sófia só tem derrotas.

Os “dragões” ainda não perderam oficialmente esta temporada e têm afastado todos os adversários com maior ou menor dificuldade: o único empate (1-1) aconteceu em Guimarães e, por isso, é até provável que Villas-Boas utilize uma segunda linha frente à formação de Ricardo Quaresma (lesionado), já que no domingo o FC Porto recebe o Benfica, segundo classificado na competição interna.

Os “leões”, por outro lado, registaram em Leiria, no domingo (2-1), o quarto triunfo consecutivo e parecem ter encontrado o rumo certo: Paulo Sérgio tem, contudo, vários jogadores lesionados e deve aproveitar a viagem à Bélgica para mais testes. O próximo jogo do campeonato é frente ao Vitória de Guimarães, em Alvalade.

O Lille soma quatro pontos, mais o que o Levski de Sofia e três que o Gent.

Além dos dois clubes portugueses, líderes incontestáveis dos respectivos grupos, também o Manchester City, CSKA Moscovo, Zenit São Petersburgo, Estugarda e Paris Saint-Germain estão a apenas um triunfo da fase seguinte, que vai incluir já equipas afastadas da Liga dos Campeões.