O Benfica vai ser cabeça de série no sorteio de segunda-feira dos 16 avos de final da Liga Europa em futebol, estatuto falhado pelo FC Porto , longe de ser um dos quatro melhores terceiros da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Com o desaire de hoje (2-0) na visita ao Atlético de Madrid, o FC Porto  somou apenas cinco pontos – os mesmos do Áustria Viena, que ficou fora das competições europeias – e apenas houve um terceiro classificado com pior desempenho do que o seu, o modesto Viktoria Plzen, da República Checa.

Com os 10 pontos conseguidos no Grupo C, após o triunfo 2-1 sobre o Paris Saint-Germain, os “encarnados” são o segundo melhor terceiro, apenas superado pelo Nápoles, com os mesmos 12 pontos de Borussia Dortmund e Arsenal, que se qualificaram para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Os 16 cabeças de série para o sorteio dos 16 avos de final da prova em que o Benfica foi finalista vencido na época passada (1-2 com o Chelsea ) são os quatro melhores terceiros da fase de grupos da “Champions” e ainda os 12 vencedores dos grupos da Liga Europa.

Shakthar Donetsk, Basileia e Ajax concluíram com oito pontos, sendo que os holandeses têm três golos negativos entre marcados e sofridos, enquanto os seus rivais contabilizam apenas um, sendo, por isso, cabeças-de-série.

Desta forma, o conjunto de Jorge Jesus já sabe que vai jogar a segunda mão na Luz, a 27 de fevereiro, uma semana depois da primeira, e evitará Nápoles, Valência, Ludogorets, Rubin Kazan, Eintracht Frankfurt, Genk e o Tottenham, de André Villas-Boas, conjuntos que poderão sair em sorte aos pupilos de Paulo Fonseca.

Contudo, os “encarnados” poderão encontrar a Juventus ou o Ajax, equipas igualmente relegadas da Liga dos Campeões.