Na Liga Europa, o FC Porto, como um dos quatro melhores terceiros da ‘Champions’, e o Sporting de Braga, na qualidade de vencedor do seu agrupamento (F), são cabeças de serie, estatuto que o Sporting não conseguiu conquistar, ao ficar-se pelo segundo posto do Grupo H.

Portistas e bracarenses têm como melhores opções teóricas Sion (Suíça), Midtjylland (Dinamarca), Anderlecht (Bélgica) e Sparta de Praga (República Checa) e ‘dispensariam’, certamente, Borussia Dortmund (Alemanha), Fiorentina (Itália) e os espanhóis Sevilha, Valência e Villarreal.

Os franceses do Marselha - que não podem calhar ao Sporting de Braga, por terem sido do mesmo grupo - e do Saint-Étienne, os turcos do Fenerbahçe e do Galatasaray, os alemães do Augsburgo e os ucranianos do Shakhtar Donetsk são os outros possíveis adversários dos cabeças de série lusos.

Em relação ao Sporting, ficaria ‘bem servido’ com Molde (Noruega), Krasnodar (Rússia) ou Rapid Viena (Áustria) e quererá ‘distância’ dos três clubes ingleses (Liverpool, Manchester United e Tottenham) e dos italianos do Nápoles.

Na ‘rota’ dos ‘leões’, estão ainda Athletic de Bilbau (Espanha), Bayer Leverkusen e Schalke 04 (Alemanha), Lazio (Itália), Basileia (Suíça) e Olympiacos (Grécia), que traria Marco Silva de volta a Alvalade.

Os encontros dos 16 avos de final da Liga Europa realizam-se a 18 e 25 de fevereiro, com os cabeças de série a atuarem em casa na segunda mão.