O Vitória de Guimarães somou um importante empate (1-1) no reduto do Lyon e continua sem perder na presente edição da Liga Europa.
Depois do triunfo na jornada inaugural, a equipa de Rui Vitória deu nova demonstração de caráter e personalidade perante um adversário mais habituado a ouvir o hino da Champions nos últimos anos.
Apesar do teórico favoritismo dos franceses, a formação vimaranense não traiu a sua identidade e apresentou-se com Maazou na frente e o apoio de Malonga, Marco Matias e Tiago Rodrigues.
Os primeiros minutos foram relativamente equilibrados e o Vitória de Guimarães conseguiu controlar as investidas francesas, exibindo até algum atrevimento nas suas respostas. Seria esse mesmo atrevimento a valer-lhe o golo, da autoria de Maazou, aos 39'.
O poderoso avançado respondeu da melhor forma a um passe longo, isolou-se e atirou para o golo vimaranense que silenciou o Stade Gerland.
Já no segundo tempo o filme do jogo foi bem diferente. O Lyon lançou-se em busca do empate e empurrou a equipa portuguesa para a sua área. Se Maazou foi o protagonista da equipa no primeiro tempo, as atenções após o intervalo focaram-se em Douglas e nos centrais Abdoulaye e Paulo Oliveira.
O pressing francês não parou de aumentar e o empate chegaria mesmo aos 53'. O capitão Gonalons desviou de cabeça um livre e enganou o guardião vimaranense. Depois sucederam-se diversas oportunidades de golo para os franceses, numa fase em que o Vitória se limitava a resistir na sua grande área.
Porém, os vimaranenses ainda chegaram a estar perto da vitória, com Nii Plange a cabecear fraco para Anthony Lopes, quando estava perfeitamente isolado na área e já com o jogo a caminhar para o apito final.
Ainda antes do fim, o Vitória ficou a jogar com 10 elementos devido à expulsão de Maazou por acumulação de amarelos.
O Vitória soma assim quatro pontos em dois jogos e segue no primeiro lugar do grupo I, à frente de Lyon (2 pontos), Bétis (2 pontos) e Rijeka (1 ponto).
Comentários