O Vitória de Guimarães goleou, esta quinta-feira, o Rijeka da Croácia por 4-0, em jogo da primeira jornada do Grupo I da Liga Europa, que se disputou no Estádio D. Afonso Henriques. Abdoulaye (36’), Plange (48’), Maazou (68’ g.p) e André André (81') deram o triunfo aos vimaranenses.
Desde a época 2005/2006 que o Vitória de Guimarães não disputava a fase de grupos da Liga Europa - na altura denominada de Taça UEFA -, mas, graças à conquista da Taça de Portugal frente ao Benfica, a formação de Guimarães voltou, esta noite, aos palcos europeus.
Para a primeira jornada do Grupo I, o Vitória de Guimarães recebeu, no Estádio D. Afonso Henriques, os croatas do Rijeka, que alcançaram um terceiro lugar no campeonato local, ocupando neste momento a segunda posição.
Face ao último desafio - no triunfo sobre o Rio Ave para a quarta jornada da I Liga - Addy trocou de lugar com Luís Rocha, Tiago Rodrigues saiu para o lugar de André André, Marco Matias substituiu com Nii Plange e Malonga jogou no lugar de Barrientos. 
Na primeira parte do desafio, numa noite quente na cidade minhota, a equipa da casa esteve sempre por cima e, após ter desperdiçado várias oportunidades, numa altura em que já merecia estar a vencer, Abdoulaye Ba inaugurou o marcador aos 36 minutos na sequência de um pontapé de canto. Após passe de cabeça de André André, o central senegalense, emprestado pelo FC Porto, aproveitou a confusão da defesa croata para empurrar a bola e fazer assim o primeiro golo europeu dos vitorianos esta época na Liga Europa.
O segundo golo da formação orientada por Rui Vitória surgiu no início da segunda parte, desta vez da autoria do ganês Nii Plange. Num contra-ataque do Vitória, num bom entendimento entre Malonga e Maazou na direita, o nigeriano encontrou na área o seu companheiro Plange, que fez o segundo da sua equipa, para o delírio nas bancadas do D. Afonso Henriques.
Aos 67 minutos, o árbitro bielorrusso Alexey Kulbakov assinalou grande penalidade a favor do Vitória de Guimarães e, na conversão, Moussa Maazou mostrou muita confiança ao apontar o terceiro tento vimaranense.
Já com a vitória assegurada, André André atirou, aos 81 minutos, para a baliza deserta, após duas boas defesas de Vargic a remates de colegas seus.
O Vitória de Guimarães consegue assim, com o melhor resultado de sempre nas competições europeias, os primeiros três pontos no Grupo I, que o colocam como líder, uma vez que no outro encontro do Grupo I, os espanhóis do Real Bétis empataram com os franceses do Lyon, sem golos.
No rescaldo da participação portuguesa na Liga Europa, o Vitória de Guimarães foi a única equipa a vencer na primeira jornada da Liga Europa. Paços de Ferreira perdeu em Florença e o Estoril perdeu em casa com o Sevilha.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.