Nas competições europeias, o FC Porto e o Besiktas apenas se defrontaram duas vezes, na edição 2007/2008 da Liga dos Campeões.

Primeiro foi a vez dos azuis e brancos visitarem Istambul, a 3 de Outubro de 2007, e Ricardo Quaresma mostrou àquela que viria a ser a sua equipa como se faz, ao apontar o único golo do encontro aos 92 minutos.

Depois foi a vez de Jesualdo Ferreira e jogadores receberem os turcos no Estádio do Dragão. A 11 de Dezembro de 2007, o Besiktas de Ertugrul Saglam levou como prenda de Natal para Istambul um 2-0, embrulhado por Lucho Gonzaléz (44) e Ricardo Quaresma (62).

Comparando os plantéis de 2007/2008 para o de 2010/2011, os sobreviventes que ainda estão disponíveis para este encontro são o guardião Helton e o lateral direito Jorge Fucile.

Na Liga dos Campeões a época 2008/2009, o Fenerbahce foi inferior aos portuenses e saiu derrotado nos dois embates (1-2 em Istambul e 3-1 no Porto).

Continuando a recuar, na temporada fantástica do FC Porto na edição 2002/2003 da Taça UEFA, o Denizlispor foi mais uma vítima da carreira brilhante dos azuis e brancos nessa época europeia, que acabaria com a equipa a erguer o troféu em Sevilha. Na primeira mão da quarta ronda, a equipa de José Mourinho humilhou os turcos por 6-1, mas quando a formação de Denizli foi ao norte de Portugal empatou a dois golos.

Houve ainda um torneio de Verão, denominado Peace Cup, e a 27 de Julho de 2009 Besiktas e FC Porto empataram sem golos.

Quanto a confrontos entre clubes do mesmo país do adversário desta quinta-feira, o Vitória de Guimarães recebeu, em Dezembro de 2005, os turcos mas foi derrotado, em casa por 1-3, em jogo da fase de grupos da Taça UEFA, agora denominada Liga Europa.

O jogo de quinta-feira, entre portugueses e turcos, correspondente à terceira jornada do Grupo L da Liga Europa 2010/2011, tem início às 20 horas locais (18 horas em Portugal).
 
Recorde-se que FC Porto e Besiktas têm ambos seis pontos, mas a formação lusa beneficia do melhor saldo nos golos, que o coloca na primeira posição.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.