Declarações de Jorge Jesus, treinador do Benfica, à Sport TV após o triunfo (4-0) sobre o Lech Poznan, no Estádio da Luz, da 5.ª jornada da Liga Europa.

"Fechámos o apuramento, faltando um jogo e com muitos golos marcados. Agora vamos esperar pelo sorteio mas gostei do jogo, a equipa fez as coisas fáceis. Na zona de decisão foi muito eficaz. É certo que tivemos duas ou três ocasiões na cara do golo e podíamos ter feito mas do que quatro. Mas foi bom não sofrer golos. A equipa teve um bom jogo, durante 93 minutos. Não estivemos sempre por cima mas isso não existe. É uma forma de jogar que leva a um desgaste enorme. Esta já não é a Liga Europa de há uns anos, vão ver as equipas daqui para a frente... Agora é muito mais difícil. Quando chegares aos 'oitavos', 'quartos' será só equipas da Champions. A partir dos 'oitavos', 'quartos' vai ser uma Liga dos Campeões."

[Vai ser mais difícil repetir as finais de 2013 e 2014?] "Sim, muito mais difícil. Nos quartos de final só vai haver equipas de Champions. Temos de estar preparados para isso."

[Gesto a apontar para o céu no golo de Vertonghen] "Tinha-lhe dito que quando fizesse um golo de bola parada mandava um foguete, e foi isso que simulei com as mãos."

[Regresso de Darwin] "Esteve oito dias parado, chegou aqui e parecia que nunca parou. É um atleta puro, além da técnica que. Tem todas as condições para ser um dos melhores da Europa. E é um miúdo muito humilde. Se for equilibrado, acho que vai fazer uma carreira de nível."

[16 golos marcados na fase de grupos] "Representa a forma como olho para o futebol. Olho sempre com uma vertente ofensiva, a minha equipa defende com poucos jogadores, porque passa o tempo a pressionar no meio-campo adversário. Olho para o jogo mais a pensar em marcar, para proporcionar aos adeptos golos e espetáculo. É assim que tem sido e cada vez mais acho que esse é o caminho."