Na prova ‘criada’ em 2009/10, para suceder à Taça UEFA, os ‘leões’ superaram o Metalist Kharkiv em 2011/12 (2-1 em casa e 1-1 na Ucrânia) e foram afastados pelo Atlético Madrid em 2017/18 (0-2 em Espanha e 1-0 em casa).

Em 2011/12, sob o comando de Ricardo Sá Pinto, que substituíra Domingos Paciência, os ‘leões’ começaram por bater em casa o conjunto de Kharkiv, com tentos do russo Izmailov e do argentino Insua, tendo Cleyton Xavier reduzido nos descontos.

O Sporting não levou uma grande vantagem para a Ucrânia, onde sofreu, valendo o guarda-redes Rui Patrício, que, aos 64 minutos, com 1-1, defendeu um penálti ao jogador brasileiro que marcara em Alvalade, mantendo os ‘leões’ na frente.

Antes, a formação ‘leonina’ adiantou-se pelo holandês Ricky van Wolfswinkel, em ‘cima’ do intervalo, e o Metalist chegou ao empate por Jonathan Cristaldo.

Há cinco anos, a eliminatória com o Atlético de Madrid começou em Espanha e o Sporting comprometeu desde logo o apuramento ao perder por 2-0, culpa dos tentos de Koke, logo no primeiro minuto, e do francês Antoine Griezmann, aos 40.

Em Alvalade, regressou cedo à discussão pelo apuramento para as meias-finais, com um tento do colombiano Fredy Montero, aos 28 minutos, mas, depois, não conseguiu marcar o golo que valeria o prolongamento.

Além dos ucranianos, o Sporting também superou nos ‘quartos’, de outras competições, o ‘todo poderoso’ Manchester United, rumo ao seu único troféu europeu, a Taça das Taças, em 1963/64, Zurique (73/74), Bolonha (90/91) e Newcastle (2004/2005).

Por seu lado, o Atlético Madrid foi o quinto ‘carrasco’ dos ‘leões’, juntando-se a Real Sociedad (1982/83), na única presença no Sporting nos ‘quartos’ da principal competição europeia, Colónia (85/86), Atalanta (87/88) e Glasgow Rangers (2007/08).

A formação ‘leonina’ qualificou-se na primeira presença nos ‘quartos’, numa eliminatória para a lenda, ao dar a volta ao Manchester United, com uma goleada caseira por 5-0, depois de um desaire em Inglaterra por 4-1, ‘escrito’ por três tentos de Denis Law e um de Bobby Charlton.

No antigo Alvalade, a 18 de março de 1964, Osvaldo Silva, já autor de um golo em Manchester, foi, com um ‘hat-trick’, o ‘herói’ dos sportinguistas, pelos quais faturaram ainda Géo e Morais, que dois meses depois marcaria, de canto direto, o tento que valeu a Taça das Taças, na finalíssima com o MTK Budapeste (1-0).

Dez anos volvidos, o Sporting voltou a ultrapassar os ‘quartos’ da Taça das Taças, agora com grande tranquilidade, face ao Zurique: um 3-0 em casa, selado por Nélson, Marinho e Yazalde, de penálti, decidiu, seguindo-se um 1-1 na Suíça.

O terceiro apuramento aconteceu em 1990/91, face ao Bolonha, num duelo iniciado com um empate 1-1 em Itália, onde o central brasileiro Luisinho marcou aos 88 minutos. Em Alvalade, Cadete e uma grande penalidade de Gomes qualificaram os ‘leões’.

Em 2004/05, o Sporting voltou a superiorizar-se nos ‘quartos’, num embate com o Newcastle que esteve muito tempo a pender para os ingleses, que ganharam em casa por 1-0, com um tento de Alan Shearer, e adiantaram-se em Alvalade, por Kieron Dyer.

Os comandados de José Peseiro lograram, porém, uma sensacional reviravolta (4-1), com tentos de Niculae, aos 40 minutos, Sá Pinto, aos 71, Beto, aos 77, e Rochemback, aos 90+1.

No que respeita às eliminações, a primeira aconteceu à terceira presença e primeira e única de sempre na principal prova europeia de clubes, então a Taça dos Campeões Europeus, frente aos bascos da Real Sociedad, em 1982/83.

Sob o comando de António Oliveira, o Sporting ganhou em casa por 1-0, com um tento de Manuel Fernandes a acabar, mas, em San Sebastián, Juan Larrañaga e José María Baquero acabaram com o ‘sonho’ dos ‘leões’.

Nos anos 80 do século passado, o conjunto de Alvalade foi mais duas vezes eliminado nos ‘quartos’, primeiro (1985/86) face aos alemães do Colónia (1-1 em casa e 0-2 fora) e depois (1987/88) frente aos italianos da Atalanta (0-2 fora e 1-1 em casa).

A penúltima ‘queda’ aconteceu em 2007/08, com o ‘onze’ de Paulo Bento a conseguir um ‘nulo’ no reduto do Glasgow Rangers, para, depois, cair por 2-0 em Alvalade, aos ‘pés’ dos tentos de Darcheville e Whittaker.

O Sporting vai iniciar na quinta-feira a disputa da sua 11.ª presença em quartos de final das taças europeias de futebol, e terceira na Liga Europa, deslocando-se ao reduto da Juventus, para o embata da primeira mão, a partir das 21:00 locais (20:00 em Lisboa).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.