Leonardo Jardim disse hoje que o Sporting de Braga tem 10 por cento de eliminar o Besiktas e passar aos oitavos de final da Liga Europa, mas lembrou que já houve várias reviravoltas no futebol.

O Sporting de Braga perdeu por 2-0 em casa, na primeira "mão", e no final o treinador "arsenalista" já tinha referido que as hipóteses de passar tinham diminuído drasticamente.

«Mantenho esse número, de 10 por cento de hipóteses de passarmos, mas queremos crescer ao longo do jogo e não será a primeira vez que existem reviravoltas, todas as épocas acontecem. Queremos concretizar esse desejo, tendo consciência das dificuldades que vamos enfrentar, mas também do nosso valor e tudo iremos fazer para passar», afirmou, já em Istambul, na conferência de imprensa de antevisão da partida.

Leonardo Jardim disse contar com um Besiktas mais ofensivo a jogar diante dos seus adeptos:

«Não vai jogar sem referência ofensiva, não acredito que tenha uma disposição tática tão defensiva como em Braga.»

Disse ainda ter a «noção exata do valor do adversário» e do que é preciso para ultrapassá-lo, notando que «não é só a atacar que se conseguem resultados».

«Temos que ser equilibrados, ofensivos quando tivermos a bola e eliminar as transições e poder ofensivo do Besiktas, temos que ser iguais a nós próprios», disse.

Segunda-feira, o Sporting de Braga recebe o Vitória de Guimarães no sempre emotivo "derby” minhoto, mas nem a desvantagem na eliminatória faz com que Jardim aborde o jogo "europeu" a pensar no do campeonato.

«Quem me conhece bem, sabe que não sou defensor de poupanças. No momento em que pensamos em poupar, diminuem as nossas hipóteses. Vamos apresentar a equipa que nos apresentar melhores soluções neste jogo, temos de estar focados é nesta eliminatória», disse.

As ausências de Ewerton, Mossoró (lesionados) e Hélder Barbosa (castigado) foram desvalorizados pelo técnico, que frisou que o plantel foi feito com «diversas alternativas para as várias provas».

Já Custódio reconheceu que «vai ser complicado» porque o Braga parte «um bocado atrás na eliminatória», mas mostrou igualmente crença numa reviravolta.

O médio, de 28 anos, disse ainda que os jogadores bracarenses não vão temer o ambiente que os adeptos do Besiktas normalmente criam no seu estádio.

«Uma vez lá dentro isso passa despercebido. Importa é focar no trabalho e na estratégia para que o resultado seja positivo e nos permita passar a eliminatória», disse.

A equipa portuguesa é finalista da última edição da Liga Europa, mas Custódio, que marcou o golo ao Benfica que garantiu o apuramento para a final com o FC Porto, dispensa comparações entre as duas campanhas europeias, notando que «são épocas diferentes», avisando desde já que, em caso de eliminação, esta «nunca será um fracasso».

«Temos uma grande equipa, praticamos um futebol bonito em todas as competições e se cairmos, caímos de pé», disse.

A segunda "mão" dos 16 avos de final da Liga Europa tem início marcado para as 19h05 de quinta-feira, no Estádio Innönü, em Istambul, e será arbitrado pelo húngaro István Vad.