O Vitória de Guimarães ficou hoje virtualmente afastado dos 16-avos-de final da Liga Europa de futebol, ao empatar 1-1 na receção aos belgas do Standard Liège, na quinta e penúltima jornada do Grupo F. É o segundo empate nesta fase de grupos, onde os minhotos ainda não venceram. A formação de Ivo Vieira já está afastada da próxima fase já que o Eintracht Frankfurt foi vencer a Londres o Arsenal por 2-1.

Os 'conquistadores' entram em campo, sabendo que só a vitória interessaria para continuar a sonhar com os 16-avos-de-final. Mas para tal, seria preciso uma 'ajuda' do Arsenal, que, à mesma hora, recebia os alemães do Eintracht Frankfurt. De resto, tudo iria decidir-se no último jogo.

À procura do primeiro triunfo na fase de grupos, a equipa de Ivo Vieira teria de lutar contra o tempo: a Cidade Berço foi fustigada com uma intempérie que deixou o relvado do D. Afonso Henriques em mau estado nalguns pontos. O mau tempo também afastou os sempre fervorosos adeptos do Vitória Sport Clube.

A precisar de vencer, o Vitória de Guimarães não esperava uma oposição tão feroz do guarda-redes Bodart, dos belgas: negou o golo a André Pereira aos 12, a Sacko aos 20 e a Bruno Duarte aos 31.

O Vitória de Guimarães era melhor, o Standard Liège, de Michel Preud'homme, apostava no contra-ataque onde é sempre perigoso. E foi num desses lances que marcou: bola na área, Douglas saiu da baliza, Bastien deixou o pé arrastar-se até o corpo deslizante do guardião, e assim que sentiu o contacto, caiu. Árbitro enganado e penalti que Lestienne transformou com classe.

Mas no último minuto do primeiro tempo, a equipa de Ivo Vieira empatou: Bola longa de Sacko, Evangelista amorteceu para André Pereira, isolado, fez o 1-1.

Bodart continuava a ser um obstáculo difícil de ultrapassar no segundo tempo, já com um vitória menos pressionante, a criar menos perigo.

Aos 82 minutos, Douglas teve de se aplicar para evitar o golo de Amallah. O mesmo Amallah teve o 2-1 nos pés aos 89 mas falhou a emenda ao segundo poste.

Nos descontos, aos 92 minutos, Davidson teve o 2-1 nos pés mas o seu remate acabou nas mãos de Bodart.

É o segundo empate do Vitória de Guimarães, que continua sem vencer nesta fase de grupos da Liga Europa. Os minhotos já estão eliminados, pelo que na derradeira jornada vão cumprir calendário contra o Eintracht Frankfurt.

Os alemães venceram o Arsenal por 2-1 em Londres. Pierre-Emerick Aubameyang ainda deu vantagem aos londrinos aos 45 mas um bis do japonês Daichi Kamada, aos 55 e 64, deram os três pontos aos alemães, que contaram com Gonçalo Paciência e André Silva a titulares.

O Arsenal lidera com dez pontos, mais um que o Eintracht Frankfurt que subiu ao segundo posto. O Standard Liège tem sete pontos, o Vitória de Guimarães tem dois.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.