A Liga dos Campeões é a maior competição de clubes a nível europeu. Com os melhores clubes do velho continente a lutar pela 'orelhuda', um pouco por todo o mundo os adeptos de futebol ligam-se para acompanhar os jogos da Champions. Esse alcance mundial é (bastante) lucrativo para a UEFA.

Nos últimos 14 anos, as receitas dos direitos televisivos da Liga dos Campeões mais do que triplicaram. Na temporada 2003/2004 - o ano em que o FC Porto se sagrou campeão europeu depois de vencer o Mónaco na final por 3-0 -, os direitos televisivos da competição geraram 451 milhões de euros.

Passada mais de uma década, os números são bastante diferentes. Na temporada 2016/2017, em que o Real Madrid venceu a Liga dos Campeões ao derrotar a Juventus por 4-1, os direitos televisivos tiveram uma receita de 1,7 mil milhões de euros.

A segunda maior competição da UEFA, a Liga Europa, em nada se aproxima dos valores da liga milionária. Na época 2009/2010, o Shakhtar Donetsk foi o vencedor da competição, e a UEFA encaixou 183 milhões de euros. Já na época 2016/2017, foi a vez do Manchester United sair vencedor. Nesse ano, as receitas foram de 320 milhões de euros.

A evolução das receitas dos direitos televisivos para a UEFA
créditos: Statista