Quis o sorteio da Liga Europa que Jurgen Klopp defrontasse a antiga equipa, naquela que é considerada o jogo de cartaz dos quartos-de-final da prova. Um ano depois de deixar os alemães, Jurgen Klopp vai assim defrontar o Dortmund, num duelo que se prevê renhido.

Ninguém melhor que Klopp conhece este Borussia Dortmund. A maior parte dos atuais jogadores do plantel foram contratados pelo técnico alemão, ele que passou sete épocas no Signal Induna Park. Levou a equipa a vencer dois campeonatos, uma Taça da Alemanha, três Supertaças, tendo perdido uma final dos Campeões para o rival Bayern Munique.

Mas esta será uma eliminatória de contornos imprevisíveis. Thomas Tuchel aproveitou o trabalho de Klopp e deu-lhe um cunho pessoal, tendo colocado este Borussia a praticar um futebol vistoso, muito virado para o ataque e que tem em Aubameyang a sua principal arma.

Nos 44 jogos oficiais esta época, o Borussia Dortmund venceu 34, empatou cinco e perdeu cinco. A formação alemã, que disputou duas eliminatórias antes da fase de grupos, eliminou o Wolfsberger AC da Áustria (1-0 e 5-0) e o Odd da Noruega (7-2 e 4-3), com quatro vitórias. Na fase de grupos, depois de três vitórias e um empate e um apuramento prematuro, a equipa relaxou nas duas derradeiras rondas e perdeu com o Krasnodar da Rússia e o PAOK da Grécia. Nos 16-avos-de-final despachou o FC Porto com 2-0 e 1-0 nos dois jogos. Na Liga Alemã a formação de Tuchel teima em dar luta ao Bayern de Pep Guardiola e só está a cinco pontos dos bávaros. O Dortmund não perde há três meses e na Bundesliga leva 19 vitórias, três derrotas e quatro empates em 26 jogos.

Já Klopp não tem tido vida fácil em Anfiel Road. O técnico de 42 anos foi contratado para colocar os "reds" na elite do futebol inglês mas esta primeira época não tem sido fácil. Nos 48 jogos oficiais disputados esta época, o Liverpool venceu 20, empatou 18 e perdeu dez.

Curiosamente, na Liga Europa não perdeu qualquer jogo até agora: tem quatro vitórias, seis empates nos dez jogos disputados e só marcou dez golos. Na fase de grupos empatou com Bordéus, Sion (duas vezes) e Rubin Kazan. Empatou depois com Augsburgo e Manchester United nos 16 e oitavos-de-final da prova.

Na Liga Inglesa o Liverpool ocupa apenas o 8º lugar, com 44 pontos, estando a três dos lugares de acesso à Liga Europa (28 jogos, 12 vitórias, oito empates e oito derrotas). Se vencer os dois jogos que tem em atraso pode colocar-se perto do Manchester City, a primeira equipa em zona de Liga dos Campeões.

Klopp terá de contar com a inspiração da dupla brasileira formada por Coutinho e Firmino, e ainda com a pontaria de Sturridge e Benteke para eliminar a antiga equipa. Porque do lado dos alemães há um "Super" Aubameyang que está a fazer uma grande época. Além do gabonês, há que contar com Kagawa, Reus, Mkhitaryan, entre outros.