O Sporting vai ter vida complicada nos dezasseis avos de final da Liga Europa, pois terá pela frente o Wolfsburgo do português Vieirinha e de Felipe Lopes (antigo jogador do Nacional). O saldo de confrontos entre formações portuguesas e alemãs não é um bom prenúncio para os lusos, que perderam quatro das últimas seis partidas.
Num total de 21 partidas, os leões apenas amealharam os três pontos em duas ocasiões, somando ainda seis empates e treze derrotas. Contudo, nenhuma destas duas equipas se defrontou nas competições europeias e as boas exibições frente ao Schalke 04 ainda estão na memória recente dos adeptos.
Os “leões” são velhos amigos dos “germânicos”, sendo que, em 2008/09, o Bayern Munique impôs uma pesada derrota aos sportinguistas formando um agregado de 12-1 nas duas mãos. Foi a derrota mais pesada dos sportinguistas contra equipas alemãs.
Dois anos antes, a história foi completamente diferente, mas terminou da mesma forma. Uma derrota no Estádio de Alvalade e uma igualdade na Alemanha ditaram o afastamento dos “verdes e brancos” na fase de grupos da “Champions”.
Em 1997/98 e em 2000/01, o Bayer Leverkusen foi adversário na fase de grupos da Liga dos Campeões e os “verdes e brancos” acabaram por ser atirados para fora da competição. Duas derrotas na primeira (2-0 e 4-1) e um empate e uma derrota na segunda são alguns dos exemplos mais recentes para as dificuldades que o Sporting deverá enfrentar.
Por outro lado, o Wolfsburgo apenas defrontou uma equipa portuguesa, o Sporting de Braga, e por uma vez. Aconteceu na temporada 2008/09 e disputava-se a Taça UEFA. Os bracarenses perderam por 3-2 com os alemães no Estádio AXA, apesar de terem estado em vantagem por duas vezes. Curiosamente também havia um português no plantel dos “lobos”, Ricardo Costa, e outro antigo futebolista do Nacional da Madeira, o guarda-redes Diego Benaglio.
Comentários