O Manchester United está na final da Liga Europa. Os 'red devils' de Ruben Amorim venceram esta quinta-feira o Athletic Bilbau por 4-1 em Old Trafford, garantindo assim passagem para o jogo decisivo, que se realiza precisamente no estádio da equipa basca.

Com três golos de desvantagem na eliminatória, o Athletic começou a partida balanceado para o ataque, em busca de um golo madrugador; Berenguer teve a primeira oportunidade aos oito minutos, com um remate dentro da área que saiu por cima.

Por seu lado o Manchester United, com Bruno Fernandes no onze inicial, procurava explorar o espaço deixado nas costas da defesa basca; aos 17 minutos Garnacho surgiu isolado, mas não conseguiu ultrapassar Agirrezabala.

Os bascos tinham mais bola, mas não conseguiam criar oportunidades de golo, contudo, no primeiro remate à baliza, o Athletic inaugurou o marcador; 30 minutos e Jauregizar a receber um ressalto após remate de Djaló e, à entrada da área, fez um grande golo com um remate em arco.

O golo não mudou muito a toada da partida, com os espanhóis a continuar na busca do segundo, e o United a explorar os espaços; aos 44 minutos, Garnacho teve nova oportunidade flagrante na cara de Agirrezabala, mas o chapéu do argentino saiu ligeiramente ao lado.

Na segunda parte o Manchester United recuou e o Athletic começou a carregar cada vez mais, não deixando o adversário sair do seu último terço. Perante a inoperância da sua equipa, Ruben Amorim fez três substituições de uma assentada e a equipa inglesa conseguiu soltar-se um pouco mais e chegar junto da área adversária.

E foi precisamente do banco que chegou o golo do empate; 72 minutos de jogo e Mason Mount recebe descaído para a esquerda e remata em arco, não dando hipóteses a Agirrezabala, e praticamente fechando as contas da eliminatória.

O golo deitou por terra os índices anímicos dos bascos, aplicando um efeito contrário aos ingleses, que passaram a controlar a partida a partir daí.

De tal maneira que os 'red devils' conseguiram mesmo dar a volta ao marcador. Aos 80 minutos, um livre de Bruno Fernandes na direita encontrou Casemiro no coração da área e o brasileiro não falhou.

Com o jogo e a eliminatória resolvida, o Manchester United controlou o jogo até final, aproveitando ainda para aumentar a vantagem no marcador. Diallo fugiu pela direita, entrou dentro da área e serviu Rasmus Hojlund que apenas teve de empurrar já na pequena área.

Contudo a partida não terminaria sem o quarto e último golo da equipa inglesa; já no período de compensação, um mau alívio do guarda-redes Agirrezabala deixou a bola nos pés de Mason Mount que, de muito longe, fez o 4-1 final.

O Manchester United marca assim presença na sua terceira final da Liga Europa, onde vai defrontar os compatriotas do Tottenham, que eliminaram o Bodo/Glimnt.