O Nacional está a um pequeno passo de assegurar a presença na terceira pré-eliminatória da Liga Europa de futebol, sendo claro favorito na recepção de quinta-feira aos islandeses do FH Hafnarfjordur, na segunda mão da segunda pré-eliminatória.

Os "alvinegros" apresentam-se nesta partida ainda com a vantagem de terem marcado um golo no empate (1-1) em casa do seu adversário na primeira mão.

A fragilidade do adversário e o resultado já alcançado deixam o Nacional praticamente apurado para a pré-eliminatória seguinte, em que vai defrontar o vencedor do confronto nórdico entre os suecos do Hacken e os finlandeses do Honka. Na primeira mão, os suecos receberam e venceram os finlandeses por 1-0.

Numa ronda em que ainda são muito poucos os motivos de interesse, realce para a presença dos ingleses do Fulham, finalistas em 2009/2010, que participam na presente edição mercê da qualificação via "fair play" e que estão bem encaminhados para a terceira pré-eliminatória, após terem ganho em casa dos norte-irlandeses do Crusaders por 3-1.

Entretanto, o Vitória de Guimarães estará jamais atento a esta segunda mão,uma vez que já sabe o potencial adversário da próxima ronda.

Depois do triunfo por 3-1 em casa dos galeses do The New Saints, os dinamarqueses do FC Midtjylland estão praticamente confirmados na ronda seguinte, em que vão defrontar a equipa vitoriana.