Estávamos a 27 de Maio de 1987 quando o FC Porto, uma equipa modesta e portuguesa, derrotou o colosso Bayern de Munique por 2-1. Os golos do argelino Madjer (o famoso toque de calcanhar, já “recriado” por Falcao) e do brasileiro Juary permitiram aos Dragões erguerem, pela primeira vez, uma Taça com peso europeu, a Taça dos Campeões Europeus.

Mas o jogo não foi fácil para o técnico da altura, Artur Jorge, que viu os alemães marcarem o golo inaugural, ao minuto 24, por intermédio de Ludwig Kogl. Porém, na segunda parte, a equipa da cidade do Porto surgiu transfigurada e deu a volta ao resultado.

Quem esteve no Prater diz que viveu um clima de loucura e choro, mas ao mesmo tempo intimista.

Outrora conhecido como Praterstadion (1931-1992), o estádio foi alvo de remodelações para receber o Euro2008, onde, entre muitos jogos, acolheu a final da prova, ganha pela selecção espanhola. 

O recinto, com capacidade para 50 mil lugares, é a casa da selecção austríaca de futebol, e transforma-se em palco dos dois principais clube da cidade, o Rapid de Viena e Áustria de Viena, nas competições europeias.

Curiosamente, no ano anterior (1986) o estádio escolhido para a final da Liga dos Campeões foi o Ramón Sánchez Pijuán, em Sevilha, onde 17 anos depois, os azuis e brancos, com José Mourinho ao leme, conquistariam a Taça UEFA (hoje substituída pela Liga Europa).

O estádio já recebeu quatro finais da Liga dos Campeões da UEFA (1964: Inter de Milão 3 - 1 Real Madrid; 1987: FC Porto 2 - 1 Bayern Munique; 1990: AC Milan 1 - 0 Benfica; 1995: Ajax 1 - 0 AC Milan).

Ernst Happel foi um jogador (avançado da austríaca nos Mundiais de 1954 e 1958) e técnico austríaco Ernst Happel, e técnico da Holanda em 1978.

Esta quinta-feira, um novo FC Porto volta a pisar o palco-talismã, podendo ser outro dia mágico para os Dragões, que, em caso de vitória frente ao Rapid de Viena, asseguram o primeiro lugar do Grupo L da Liga Europa.

FC Porto, líder do Grupo L com 10 pontos, defronta o Rapid de Viena, terceiro com três pontos, esta quinta-feira, às 19 horas locais (18 horas em Portugal), no Estádio Ernst Happel, em jogo a contar para a penúltima jornada da fase de grupos.