O Tottenham, treinado por José Mourinho, e a Roma, de Paulo Fonseca, colocaram-se hoje em vantagem nos oitavos de final da Liga Europa de futebol, enquanto o Olympiacos, de Pedro Martins, perdeu com o Arsenal.

Duelo de lusos caiu para Fonseca

Na primeira mão dos ‘oitavos’, o duelo entre técnicos lusos ‘caiu’ para o lado de Paulo Fonseca, que viu a ‘sua’ Roma encaminhar-se para os ‘quartos’, ao vencer por 3-0 na receção ao Shakhtar Donetsk, de Luís Castro, que foi semifinalista na época passada.

Lorenzo Pellegrini, aos 23 minutos, Stephan El Shaarawy, aos 73, e Gianluca Mancini, aos 77, marcaram os golos dos romanos, que seguem em vantagem para o encontro da segunda mão, na próxima semana, no Estádio Olímpico de Kiev, depois de terem eliminado o Sporting de Braga nos 16 avos da prova.

Mourinho com as 'chaves ' dos 'quartos'

O Tottenham, de José Mourinho, também deu um passo importante para se apurar para os quartos de final, batendo os croatas do Dinamo de Zagreb por 2-0, em Londres.

Em vésperas do dérbi londrino com o Arsenal, para a ‘Premier League’, os ‘spurs’, vencedores da Taça UEFA em 1972 e 1984, voltaram a contar com a pontaria afinada do goleador Harry Kane, autor dos dois tentos do triunfo, aos 25 e 70 minutos.

Olympiacos precisa de milagre

Já o Olympiacos, treinado por Pedro Martins e com os internacionais lusos José Sá e Bruma de início, perdeu em casa com o Arsenal, por 3-1, numa reedição do duelo dos 16 avos de final da temporada passada.

O dinamarquês Martin Odegaard colocou o Arsenal na frente, aos 34 minutos, mas o marroquino Youseff El Arabi empatou o encontro, aos 58, antes de Gabriel Magalhães, aos 79, e Mohamed Elneny, aos 85, assegurarem o triunfo dos londrinos, ‘carrascos’ do Benfica na ronda anterior da competição.

Tal como sucedeu há um ano, os gregos partem em desvantagem para a segunda partida, embora agora a tarefa seja claramente mais complicada, já que, em 2019/20 perderam por 1-0 em Atenas, para depois vencerem por 2-1 em Londres, após prolongamento.

Granada continua a surpreender

A primeira participação do Granada nas competições europeias parece longe de estar terminada, face a mais um triunfo, desta feita em casa, diante do Molde, por 2-0, numa partida na qual Rui Silva e Domingos Duarte foram titulares nos andaluzes.

Após ter eliminado o favorito Nápoles nos 16 avos de final, o Granada pode estar em vias de seguir para os ‘quartos’, graças aos golos de dois ‘veteranos’, Jorge Molina (38 anos) e Roberto Soldado (35), que marcaram aos 26 e 76 minutos, respetivamente.

Bruno Fernandes assiste mas United desperdiça vantagem

Um golo de Simon Kjaer, aos 90+2 minutos, garantiu hoje ao AC Milan um empate 1-1 no reduto do Manchester United e deixou os italianos em vantagem para a segunda mão dos ‘oitavos’ da Liga Europa de futebol.

Mais de uma década depois do último embate, então nos oitavos de final da Liga dos Campeões 2009/10, United e Milan defrontaram-se pela primeira vez na segunda competição europeia de clubes e registaram o primeiro empate ao 11.º jogo entre ambos.

Os ‘rossoneri’, que contaram com os internacionais sub-21 portugueses Diogo Dalot, emprestado pelos ‘red devils’, e Rafael Leão, tiveram dois golos anulados nos instantes iniciais do encontro, o primeiro ao antigo avançado do Sporting, por fora de jogo, e o segundo a Franck Kessié, por mão na bola.

Com Bruno Fernandes no ‘onze’, o Manchester United inaugurou o marcador no arranque do segundo tempo, aos 50 minutos, num lance ‘desenhado’ pelo médio internacional luso e finalizado pelo recém-entrado Amad Diallo, jovem avançado costa-marfinense que se estreou a marcar pelo clube, depois de ter sido contratado à Atalanta no último ‘mercado’ de inverno.

Quando tudo apontava para o triunfo dos ingleses, o AC Milan chegou ao empate no derradeiro ‘suspiro’ da partida, aos 90+2 minutos, com o central dinamarquês Simon Kjaer a corresponder da melhor forma a um canto de Rade Krunic e a anotar um importante golo fora de casa, que coloca os transalpinos em vantagem para a partida da segunda mão, em San Siro, na próxima semana.

Ajax e Villarreal com pé e meio nos 'quartos'

O Ajax colocou ‘pé e meio’ nos quartos de final da Liga Europa, ao superiorizar-se na receção aos suíços do Young Boys, por claros 3-0, com todos os golos a serem assinados no segundo tempo, por intermédio de Davy Klaassen, aos 62 minutos, Dusan Tadic, aos 82, e Brian Brobbey, aos 90+2.

Tal como os holandeses, também o Villarreal está bem lançado para a próxima ronda da prova, depois de ter vencido por 2-0 o Dinamo de Kiev, na Ucrânia, com golos dos dois centrais, Pau Torres, aos 30 minutos, e Raul Albiol, aos 52.

Slavia de Praga e Rangers adiaram a decisão da eliminatória para o segundo jogo, ao empatarem 1-1, em Praga. Os checos colocaram-se na frente logo aos sete minutos, através do romeno Nicolae Stanciu, só que os escoceses, que se cruzaram com o Benfica na fase de grupos, repuseram a igualdade aos 36, por intermédio do sueco Filip Helander.

Os jogos da segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa estão agendados para a próxima semana, em 18 de março.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.