O terceiro lugar no grupo D da Liga dos Campeões deu ao Sporting a oportunidade de disputar a Liga Europa. Para ser cabeça de série no sorteio dos 16 avos de final, agendado para a próxima segunda-feira, a equipa ‘leonina’ terá de ficar entre os melhores terceiros classificados da fase de grupos da Champions.

Das oito equipas que transitam para a Liga Europa, apenas as quatro com o melhor registo na fase de grupos da Liga dos Campeões têm estatuto de cabeça de série. Assim sendo, sabendo que quatro grupos já estão fechados, existem duas equipas com melhor registo do que os ‘leões’: CSKA Moscovo, com nove pontos, e Atlético Madrid, com os mesmos sete pontos que o Sporting, mas melhor diferença de golos (5-4 contra 8-9).

Restam, portanto, duas vagas para cabeça de série, que serão conhecidas depois dos jogos desta quarta-feira. No Grupo H, o terceiro classificado - Dortmund ou APOEL, ambos com 2 pontos - nunca terá melhor marca que o emblema de Alvalade.

No Grupo E, o Spartak Moscovo tem seis pontos e 9-6 em golos, estando ainda na luta pelos oitavos de final da Champions. Em caso de empate com o Liverpool, ficará com melhor diferença de golos do que o Sporting.

No Grupo F, o mesmo se passa com o Nápoles, que tem seis pontos e 10-9 em golos. Se empatar com o Feyenoord, também terá melhor registo que os portugueses.

Resta o Grupo G, no qual o FC Porto disputa o apuramento com o RB Leipzig – ambas as equipas têm sete pontos. Neste caso, a equipa ‘leonina’ terá de esperar que os alemães (9-9 em golos) percam em casa por dois golos de diferença contra o Besiktas ou que os ‘dragões’ (10-8) sejam derrotado por quatro golos na receção ao Mónaco.

De referir que o SC Braga já está apurado para os 16 avos de final da Liga Europa, mas só será cabeça de série se confirmar o primeiro lugar do grupo. Quem tiver esse estatuto, não irá defrontar os primeiros classificados dos 12 grupos da prova, bem como os quatro melhores terceiros da Champions.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.