Este troféu constitui um reconhecimento pela contribuição de Eusébio para o desenvolvimento e sucesso do futebol europeu e foi instituído em 1998, como forma de homenagear futebolistas que se tenham distinguido pelos feitos desportivos, mas também pelas qualidades humanas.

Foi justamente esta faceta do melhor jogador português de todos os tempos que Michel Platini enfatizou a propósito da homenagem: "Eusébio é um gigante no futebol e sempre defendeu valores como o respeito e o desportivismo".

O presidente da UEFA confessou sentir-se privilegiado por entregar este prémio a Eusébio, o qual qualificou como "um dos maiores goleadores de sempre, um embaixador do futebol e um exemplo para as novas gerações".

"Será com enorme honra e emoção que receberei este galardão, ainda mais no meu estádio e perante os benfiquistas. Depois de terminar a carreira, o meu exemplo tem servido de inspiração às novas gerações. É mais um incentivo", disse Eusébio, num comunicado distribuído sexta-feira pelo Benfica.

O encontro entre o Benfica e o Hertha de Berlim, da segunda "mão" dos 16 avos de final da Liga Europa em futebol, está agendado para as 17:00 de hoje.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.