Este artigo tem mais de 11 anos
Se mantiver o sexto posto no final da época, o futebol luso voltará a ter duas equipas com entrada direta na “Champions” de 2014/2015.
O triunfo do Benfica sobre o Bayer Leverkusen (2-1), na segunda “mão” dos 16 avos de final da Liga Europa em futebol foi insuficiente para evitar que Portugal ficasse mais longe do sexto lugar do “ranking” da UEFA.
Com a vitória dos “encarnados” face aos germânicos, os clubes lusos passaram o seu total, dos últimos cinco anos, para 57,168 pontos, ficando, porém, mais longe da França, que hoje somou um triunfo e um empate e passou a contar 58,333.
A vitória dos gauleses foi selada pelo Bordéus, que venceu o Dínamo de Kiev por 1-0 e vai encontrar, precisamente, o Benfica nos “oitavos”, enquanto o empate foi conseguido pelo Lyon: 1-1 em casa com o Tottenham custou, no entanto, a eliminação.
Desta forma, Portugal e França passam a contar cada qual com duas formações, já que ambos também estão representados na Liga dos Campeões, por FC Porto e Paris Saint-Germain, que, curiosamente, encontraram-se na fase de grupos.
Na primeira “mão” dos “oitavos” de Liga dos Campeões, os bicampeões lusos venceram em casa o Málaga por 1-0, na terça-feira, enquanto, na semana transata, o Paris Saint-Germain ganhou em Valência por 2-1.
Imediatamente atrás de Portugal, a Ucrânia, que só tem uma equipa em prova, o Shakhtar Donetsk, está longe, com 49,758 pontos, enquanto a Itália, quarta, soma 62,314 e tem ainda quatro formações em competição.
Em relação à classificação da época 2012/2013, Portugal segue no mesmo sexto lugar, com 9,750 pontos, sendo que a França é igualmente quinta, com 11,083. A liderança é da Espanha, que também comanda no que respeita aos derradeiros cinco anos.
Se mantiver o sexto posto no final da época, o futebol luso voltará a ter duas equipas com entrada direta na “Champions” de 2014/2015, mais uma nas pré-eliminatórias, enquanto três seguem para a Liga Europa.
Comentários