O FC Porto e o Sporting entraram hoje com o pé direito na fase de grupos da Liga Europa de futebol, ao venceram os austríacos do Rapid de Viena (Gr.L) e os franceses do Lille (Gr.C).
Os dragões, que venceram por 3-0, e leões, que triunfaram por tangencial 2-1, lideram os respectivos grupos ao fim da primeira jornada, embora partilhando a liderança com o Besiktas e o Levski Sofia.
O FC Porto sentiu algumas dificuldades na primeira parte, face à boa réplica dos austríacos, chegando ao intervalo a vencer com um golo de Rolando, aos 26 minutos, mas na segunda parte a resistência do Rapid quebrou e a superioridade portista materializou-se com mais dois golos, de Falcão (65) e Ruben Micael (77).
No outro jogo do grupo L, o Besiktas de Ricardo Quaresma recebeu o CSKA de Sófia e venceu, por 1-0, com um golo de Ernst ao nonagésimo minuto, o que traduz as dificuldades que sentiu para levar de vencida a equipa búlgara.
Uma surpresa foi a opção do treinador alemão da equipa turca, Bernd Schuster, que deixou o internacional português no ‘banco’. Quaresma só entrou aos 59 minutos, a substituir Holosko, ainda a tempo de dinamizar o jogo ofensivo da equipa turca.
O Sporting foi a França vencer o Lille com uma exibição convincente, em vésperas do ‘derby’ de domingo com o Benfica, no dia em que o treinador Paulo Sérgio operou uma verdadeira “revolução” na equipa, ao proceder a nove alterações em relação ao onze titular que defrontou o Olhanense (0-0), para a Liga portuguesa.
Não obstante tantas mexidas, o Sporting deu excelente conta do recado e comanda o grupo C a par do Levski Sofia, que recebeu e venceu os belgas do Gent, por 3-2.
Na primeira jornada da fase de grupos (doze) da Liga Europa, destaque para a vitória do Aris de Salonica, da Grécia, sobre o detentor do troféu, o Atlético de Madrid, por 1-0, num jogo do grupo B, em que Tiago e Simão jogaram os 90 minutos pelos “colchoneros”.
Noutro jogo em que alinharam dois portugueses, os internacionais Bruno Alves e Danny, a sua equipa, o Zenit de São Petersburgo, foi a Atenas vencer a antiga treinada por Fernando Santos, o AEK, por 3-1, com um “hat-trick” de Kerzhakov.
De salientar, ainda, a vitória do Paris Saint-Germain em Sevilha, por 1-0, em jogo do grupo J, e o empate (3-3) dos polacos do Lech Poznan em Turim, frente à Juventus, no grupo A.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.