Joga-se esta quinta-feira a penúltima jornada da fase de grupos da Liga Europa, que ainda conta com as quatro equipas portuguesas com hipóteses de seguir em frente na competição, uns com tarefas mais fáceis que outros.

Antes de nos debruçarmos sobre as contas do clubes portugueses nesta jornada, convém analisar que equipas já têm o seu lugar garantido nos dezasseis-avos de final da competição.

Basileia, Celtic, Espanhol, Manchester United e Sevilla são as primeiras cinco das 32 equipas que estarão presentes na próxima fase da Liga Europa.

O Sevilha é o único dos cinco que tem já garantido o primeiro lugar do grupo a dois jogos do final. Os restantes têm um dos dois primeiros lugares garantidos, faltando saber qual a sua posição no final desta fase.

Esta quinta-feira, mais 17 equipas têm a oportunidade de carimbarem a passagem para os '16-avos'.

No grupo A (já ganho pelo Sevilha), o APOEL garante o apuramento se vencer o Dudelange e o Qarabag perder na visita a Sevilha. O Qarabag precisa do oposto para manter hipóteses de seguir em frente. Tambem o Dudelange está obrigado a vencer, caso contrário fica de fora.

O grupo B também pode ficar decidido esta quinta-feira, caso os dois primeiros classificados (Dinamo de Kiev e Copenhaga) vençam os seus jogos, com o primeiro lugar a ficar decidido na última jornada.

No grupo C falta decidir a segunda equipa qualificada (o Basileia já está qualificado) entre Getafe e Krasnodar, decisão guardada para a última jornada no embate entre as duas equipas. O Trabzonspor está já fora das contas devido ao confronto direto com as duas equipas.

O grupo do Sporting (grupo D), pode ficar fechado esta quinta-feira caso Sporting e LASK Linz vençam os seu jogos contra PSV e Rosenborg respetivamente. O PSV precisa de vencer e que o LASK não vença para se manter nas contas, contas essas que já não contam com os noruegueses do Rosenborg.

O Celtic, já qualificado no grupo E, garante o primeiro lugar se vencer em casa o Rennes ou se o Cluj perder na visita à Lazio. O Cluj apenas precisa de um ponto para se qualificar e atirar a Lazio para fora da prova europeia que já não irá contar com o Rennes na próxima fase.

No grupo do Vitória de Guimarães (grupo F), que já não depende só de si para se manter em prova, o Arsenal garante o apuramento se pontuar na recepção ao Eintracht Frankfurt ou se o Standard Liege perder na visita a Guimarães. Tanto os alemães como o belgas não podem ficar apurados nem eliminados esta jornada. Os 'vimaranenses' ficam de fora da corrida se o Eintracht vencer em Londres ou se não vencerem o jogo desta quinta-feira.

No grupo G, o grupo do FC Porto, o Young Boys, que recebe os 'dragões' garante o apuramento se vencer o seu jogo, tal como o Rangers, caso o FC Porto perca e os escoceses vençam na recepção ao Feyenoord que está praticamente obrigado a vencer sempre com um olho no jogo do FC Porto na Suiça. Os 'dragões' ficam de fora em caso de derrota.

O Espanhol garante o primeiro lugar do grupo H se vencer o Ferencvaros, que está obrigada a vencer para se manter na prova. O Ludogorets fica apurado caso vença na visita ao CSKA Moscovo e se o Espanhol vencer o seu jogo.
O CSKA está obrigado a vencer e mesmo assim terá de esperar pelo resultado do Ferencvaros para saber se a esperança do apuramento se mantém.

No grupo I, o Gent garante o apuramento se não perder na visita ao Saint-Étienne ficando em primeiro lugar do grupo caso vença. O Wolfburgo segue em frente se vencer o jogo com o Oleksandriya e se o Saint-Étienne não vencer o seu jogo. O Oleksandriya está obrigado a vencer, caso contrário fica de fora.

Os turcos do Istambul Basaksehir apuram-se para os dezasseis-avos de final da Liga Europa caso vençam a Roma, de Paulo Fonseca, que está obrigada a vencer para se manter 'em jogo'. O Borussia Monchengladbach segue na prova caso vença na recepção ao Wolfsberg (obrigado a não perder) e a Roma não vença em Istambul.

O Braga garante o primeiro lugar do grupo K caso vença o Wolverhampton na 'Pedreira' esta quinta-feira, sendo que precisa apenas de um empate para garantir o apuramento. Um empate que é suficiente para as duas equipas seguirem em frente na Liga Europa. Os 'Wolves' podem até perder, desde que o Slovan Bratislava não vença o jogo com o Besiktas, que com zero pontos já está fora das contas.

Por fim, o grupo L, onde o Manchester United já garantiu o apuramento e pode garantir o primeiro lugar se vencer e se o AZ Alkmaar (ao qual basta um empate para seguir em frente) perder na recepção ao Partizan, que está obrigado a vencer para continuar a sonhar com o apuramento. O Astana, adversário dos 'Red Devils' já está fora dos '16-avos'.

E os terceiros da Champions?

No final da quinta jornada da fase de grupos da Champions ainda não há nenhuma equipa com o terceiro lugar garantido, mas já existem quatro equipas que não têm hipóteses de chegar ao mesmo e à 'descida' para a Liga Europa: Lokomotiv Moscovo (grupo D), Genk (grupo E), Slávia de Praga (grupo F) e Lille (grupo H).

Com as classificações ao final da quinta jornada as oito equipas que passavam para a Liga Europa seriam Club Brugge (grupo A), Estrela Vermelha (grupo B), Dinamo Zagreb (grupo C), Bayer Leverkusen (grupo D), Salzburgo (grupo E), Dortmund (grupo F), Olympique Lyon (grupo G) e Chelsea (grupo H).

Mas as equipas 'milionárias' que se juntam as 24 primeiras classificadas dos grupos da Liga Europa só ficarão decididas na última jornada, com o Benfica a procurar ser uma dessas oito equipas, depois de ficar sem hipóteses de seguir em frente na 'Champions'.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.