O Sporting irá jogar o play-off da Liga Europa, após o empate frente à Atalanta, por 1-1. Os leões vão ter agora de vencer uma equipa proveniente da Liga dos Campeões para poderem sonhar com a passagem à próxima fase.

Num jogo que foi disputado com pressão muito alta e com oportunidades de parte a parte, Scamacca deu à Atalanta a vantagem no marcador na primeira parte.

Mas, após a entrada de Marcus Edwards o jogo tomou outro rumo, e foi mesmo o extremo inglês que, aos 56 minutos, apontou o golo que restabeleceu a igualdade no marcador.

Embora tenham surgido hipóteses, mais do que suficientes, para o Sporting fazer a reviravolta no jogo, os leões não conseguiram consumá-las.

Primeiros minutos do encontro em Bérgamo

A Atalanta entrou mais forte na partida e a pressionar muito alto a equipa do Sporting. Os italianos foram, inclusive, os primeiros a criar perigo no jogo, chegando mesmo a colocar a bola na baliza de Ádan, após remate de Scamacca, logo aos 7 minutos, contudo, o avançado foi apanhado em fora de jogo.

O primeiro lance de grande perigo do Sporting surgiu aos 19 minutos e veio do suspeito do costume. Viktor Gyokeres ganhou um duelo no meio campo com Kolasinac e no um para um, rematou muito perto do poste da baliza de Mosses.

Depois do aviso, chegou mesmo o golo da Atalanta. Scamacca inaugurou o marcador, aos 23 minutos. Koopmeiners lançou o avançado italiano em profundidade, que acaba por rematar forte e colocado de fora da área. O lance ainda foi ao video-árbitro mas, desta vez contou mesmo.

O Sporting tentou responder, aos 35 minutos da primeira parte, depois de um grande trabalho de Gyokeres que ganha o duelo com Djimsiti e isola Pedro Gonçalves que tenta picar a bola sobre Musso mas acaba por rematar à figura.

Início da segunda parte marcado pelo golo de Marcus Edwards

A segunda parte começou mais dividida, com oportunidades para os dois lados, mas com o Sporting a conseguir criar boas oportunidades para empatar.

Desta vez foram mesmo os leões os primeiros a criar perigo logo aos dois minutos da segunda-parte, em lance criado pelos recém-entrados, Marcus Edwards e Geny Catamo. O internacional moçambicano faz um bom trabalho na área e serve Edwards na pequena área, que remata mas Djimsiti consegue intercetar a bola.

Aos 49' foi, mais uma vez, Scamacca que em frente à Ádan falha aquele que podia ser o segundo golo da Atalanta na partida.

Mas quem não marca, sofre. Marcus Edwards restabeleceu a igualdade no marcador, aos 56 minutos do encontro. Gyokeres combina com o extremo inglês que de pé direito marca o golo que permite o Sporting reentrar na luta pela liderança do Grupo D.

Se na primeira parte a Atalanta foi dona e senhora do jogo, no segundo tempo tivemos um encontro mais partido e com oportunidades a surgirem de ambas as equipas.

Aos 66 minutos, Pedro Gonçalves remata à baliza, num lance que promete dar que falar... Após o remate a bola não bate num... mas sim nos dois postes e acaba por não entrar na baliza de Musso.

Mais uma oportunidade criada pela equipa comandada por Rúben Amorim e, Pedro Gonçalves, em noite 'não', a falhar o golo que poderia dar a reviravolta aos leões.

Rúben Amorim ainda lançou Nuno Santos e Coates na partida, mas o resultado não se alterou. Contudo, o central uruguaio tornou-se, esta noite, no jogador estrangeiro com mais jogos pelo Sporting.

A equipa lisboeta fica em segundo lugar do grupo, com oito pontos, atrás da Atalanta que soma 12 pontos e tem passagem direta aos oitavos de final da Liga Europa. Os leões vão agora defrontar uma equipa proveniente da Liga dos Campeões, para poderem marcar presença na fase seguinte da competição.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.