O SC Braga tinha conseguido quebrar a tendência de derrotas nas últimas visitas a Inglaterra mas inverteu esse cenário esta quinta-feira, ao ser goleado pelo Leicester por 4-0, em jogo da terceira jornada do Grupo G da Liga Europa de futebol, com os ingleses a isolarem-se no comando.

Esta derrota com os 'foxes' veio colocar um ponto final nas duas vitórias recentes em terras de 'Sua Majestade', a última na época passada frente ao Wolverhampton no Mollineaux. A goleada frente a equipa de Ricardo Pereira veio 'normalizar' os jogos entre o Braga e equipas inglesas em Inglaterra, É que antes dessas duas vitórias (com uma derrota ante o Manchester United pelo meio por 3-2 em Old Trafford, na fase de grupos da UEFA Champions League 2012/13), o Braga nunca tinha vencido em Inglaterra, tendo mesmo à perdido nas três primeiras ocasiões em que lá jogou.

Nos 20 jogos contra adversários ingleses (casa e fora), o registo do SC Braga é de sete vitórias, três empates e 11 derrotas. Dessas vitórias, porém, apenas duas foram, então, alcançadas em Inglaterra. Para além do triunfo da época passada, também para a fase de grupos da Liga Europa, por 1-0 no terreno dos 'Wolves', graças a um golo de Ricardo Horta, o Braga venceu por 3-1, ante o Birmingham City, em 2011/12.

Na altura orientados por Leonardo Jardim, os 'guerreiros' viram Hélder Barbosa, por duas vezes, e Lima marcarem os golos daquela que foi a sua primeira vitória de sempre em Inglaterra. Antes, os minhotos tinham somado dois empates e quatro derrotas, três delas nas três primeiras deslocações a solo inglês. E dois desses quatro desaires correspondem mesmo às maiores derrotas de sempre do Braga nas competições europeias: 0-6 ante o Tottenham em 1984, para a Taça UEFA, e 0-6 ante o Arsenal para a Liga dos Campeões em 2010.

Iheanacho (21 e 48 minutos), Praet (67) e Maddison (78) marcaram os golos do Leicester quinta-feira, que somou o terceiro triunfo em outros tantos encontros. O Sporting de Braga, que interrompeu uma série de seis vitórias consecutivas em todas as competições, é segundo classificado do Grupo G, com seis pontos, a três dos ingleses, e com mais três do que o AEK Atenas, que venceu fora o Zorya (4-1), que ainda não pontuou.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.