O Sion, excluído da Liga Europa por não respeitar uma interdição regulamentar, apresentou hoje queixa penal em Zurique contra a FIFA, que ameaça suspender a Federação Suíça de Futebol (ASF) por esta se recusar a sancionar o clube.

O clube helvético adiantou no seu sítio oficial na Internet que apresentou a queixa no ministério público contra os membros do comité executivo da FIFA, após esta ameaçar a ASF e os clubes suíços de exclusão.

O comité executivo da FIFA, reunido em meados de dezembro em Tóquio, avisou a ASF e os clubes suíços de que serão excluídos das competições internacionais caso o Sion não seja sancionado até 13 de janeiro de 2012.

O Sion considera que a FIFA está a exercer «uma chantagem inadmissível» ao obrigar a ASF a agir contra os seus próprios regulamentos e ao direito suíço.

A 17 de dezembro, a ASF já havia anunciado a intenção de contestar no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) a ameaça de suspensão da FIFA.

O Sion foi excluído da Liga Europa por alegadamente ter utilizado irregularmente jogadores num encontro com os escoceses do Celtic, em agosto.