No rescaldo dos jogos europeus fica a imagem negra de nenhum clube português ter conseguido alcançar o resultado mais desejado, a vitória.

Logo na terça-feira, em jogo a contar para os 16 avos-de-final da Liga Europa, o Sporting de Braga recebeu na “Pedreira” os turcos do Besiktas e a derrota por 2-0 compromete seriamente as aspirações dos minhotos, finalistas da última edição da prova.

Também para a Liga Europa, o Sporting estreou no banco o treinador Sá Pinto e o resultado pode considerar-se positivo: 2-2 frente ao Legia de Varsóvia.

Os leões recuperaram duas vezes de desvantagem e os dois golos marcados fora podem ser preciosos na decisão da eliminatória em Alvalade.

Menos sorte teve o FC Porto na receção ao milionário Manchester City. Os dragões até começaram melhor e puseram-se em vantagem por Varela, mas a segunda parte de fraca produção pode ter comprometido (veremos se irremediavelmente) a eliminatória. Álvaro Pereira ofereceu o empate aos citizens num auto-golo e Aguero confirmou a preciosa vitória dos ingleses fora já nos últimos minutos do encontro.

O único representante português na Liga dos Campeões, o Benfica, viajou até ao gelo da Rússia e apesar da derrota por 3-2, os golos marcados em São Petersburgo abrem boas perspetivas para a segunda mão, a jogar no “inferno” do Estádio da Luz.

Na Liga Europa, Sporting de Braga, Sporting e FC Porto decidem já na próxima semana o seu destino, enquanto o Benfica apenas recebe o Zenit a 6 de Março.