Os três treinadores portugueses que dirigem equipas estrangeiras na Liga Europa – André Villas-Boas, Paulo Sérgio e Leonardo Jardim – vão ter, nos 16 avos de final, adversários dos mais importantes campeonatos do continente, ditou o sorteio de hoje.

O Cluj (Roménia), orientado por Paulo Sérgio e com nove jogadores lusos no plantel, tem a tarefa teoricamente mais difícil, pois terá que ultrapassar os italianos do Inter de Milão, no qual alinham Álvaro Pereira e Freddy Guarín (ex-FC Porto).

Numa mais equilibrada medição de forças, André Villas-Boas terá que fazer com que o Tottenham elimine os franceses do Lyon, que tem no seu plantel o guarda-redes português Anthony Lopes e o avançado argentino Lisandro Lopez (também ex-“dragão”).

Em caso de passagem aos oitavos de final, a equipa de Villas-Boas poderá encontrar o Cluj ou o Inter de Milão.

Dos três casos referidos, Leonardo Jardim e o “seu” Olympiakos (Grécia), com o internacional Paulo Machado, poderá ter encontrado, no sorteio de hoje, um adversário mais acessível: os espanhóis do Levante.

Outros espanhóis poderão atravessar-se no caminho de Leonardo Jardim, caso passe a eliminatória: o detentor do troféu, Atlético de Madrid, com os portugueses Sílvio e Tiago, que defronta o Rubin Kazan, da Rússia.

A propósito de russos, o Zenit de São Petersburgo, no qual jogam Bruno Alves e Danny, depois de uma sofrível atuação na Liga dos Campeões, tem pela frente o Liverpool, em crise na Liga inglesa.

Ainda no que diz respeito a equipas com atletas lusos, o Chelsea, campeão europeu em título e no qual alinham Hilário e Paulo Ferreira, “caiu” na Liga Europa para encontrar um adversário acessível: o Sparta de Praga, da República Checa.

Por fim, Miguel Veloso e os ucranianos do Dínamo de Kiev vão medir forças com o Bordéus (França), enquanto Sérgio Pinto e os alemães do Hannover defrontam o Anzhi (Rússia).

O sorteio hoje realizado em Nyon, Suíça, ditou ainda o confronto entre o Benfica e o Bayer Leverkusen, da Alemanha, cujo vencedor da eliminatória terá pela frente, nos "oitavos", Dínamo de Kiev ou Bordéus.