O Sporting venceu esta noite os noruegueses do Rosenborg, por 1-0, no Estádio de Alvalade. Em jogo a contar para o grupo D da Liga Europa, valeu aos leões o golo de Bolasie.

A primeira oportunidade para a equipa leonina surgiu aos dez minutos de jogo e trouxe consigo alguma polémica. Acuña cruzou para o cabeceamento de Luiz Phellype, mas Hovland cortou para canto. O Sporting ficou a reclamar uma grande penalidade por assinalar por braço na bola do central norueguês do Rosenborg, mas o árbitro mandou seguir a partida.

Pouco depois os leões voltaram a fazer o Rosenborg tremer. Aos 17 minutos, Bruno Fernandes bateu um livre direto na entrada da área norueguesa com a bola a bater com estrondo na trave de Hansen.

Depois de uma entrada lenta, o Sporting começava a ganhar espaço e a ameaçar cada vez mais a baliza do guarda-redes do Rosenborg. Desta vez foi Vietto a ficar perto de inaugurar o marcador. Acuña cruzou tenso na esquerda e Vietto ao primeiro poste cabeceou para uma defesa (muito) apertada de Hansen.

Já a primeira oportunidade da equipa do Rosenborg (embora fraca) chegou já aos 25 minutos de jogo. Akintola disparou solto na entrada da área leonina, mas Renan segurou a bola sem grande dificuldade.

Aos 32 minutos, os noruegueses voltaram a ameaçar a baliza de Renan Ribeiro. Na sequência de um canto batido da direita norueguesa, um desvio de Soderlund no primeiro poste levou Coates a aliviar contra Doumbia e a bola acabou por embater na trave leonina, com muito perigo para o Sporting.

Os primeiros minutos da segunda parte pareceram uma continuidade da primeira, com as equipas a entrar de forma calma e sem grandes 'ondas'. O Sporting não conseguia desequilibrar o encontro e tinha muitas dificuldades em criar perigo perto da baliza de Hansen.

O primeiro momento de emoção na segunda parte do jogo chegou aos 64 minutos de jogo (e não foi pela equipa da casa) com o Rosenborg a chegar isolado ao último terço do campo leonino, não foi no entanto o suficiente para bater Renan Ribeiro, que segurou a bola sem dificuldade.

Numa altura em que o Estádio de Alvalade estava praticamente adormecido, eis que surgiu a luz ao fundo do túnel. Na sequência de um remate de Vietto, a bola sobiu muito na área e Bolasie conseguiu ganhar de cabeça nas alturas com a bola a tocar ainda em Hovland e a trair Hansen. Estava feito o primeiro (e único) golo do encontro.

Nos últimos 15 minutos de jogo, o Rosenborg ainda tentou empatar e provocou mesmo alguns sustos aos adeptos sportinguistas em Alvalade, mas sem sucesso. Apesar das várias tentativas, os noruegueses não conseguiram enganar Renan Ribeiro.

Sem criatividade, o Sporting fez uma exibição muito fraca, a par com o Rosenborg, que demonstrou muitas dificuldades apesar da pobre eficácia dos jogadores leoninos. Mas, no futebol o que conta são os golos e, assim sendo, o Sporting deixa o relvado da sua casa com três pontos.

Com este resultado, o Sporting ocupa o segundo lugar do grupo D da Liga Europa com seis pontos, menos um que o PSV Eindhoven. O LASK Linz soma quatro pontos, enquanto o Rosenborg continua sem pontuar.