O Sporting, que recebe o Besiktas, e o Belenenses, de viagem ao reduto da Fiorentina, tentam quinta-feira juntar-se ao já apurado Sporting de Braga nos 16avos de final da Liga Europa em futebol.

As duas formações lisboetas partem do terceiro lugar dos seus grupos e precisam de vencer para chegar à fase a eliminar, sendo que a formação comandada por Ricardo Sá Pinto necessita ainda que o Lech Poznan não derrote em casa o Basileia.

Pelo contrário, o ‘onze’ de Jorge Jesus depende apenas de si próprio para se juntar ao Sporting de Braga, que já garantiu a qualificação e necessita apenas de um ponto na Holanda, com o Groningen, para vencer o seu agrupamento.

No Grupo H, o Sporting podia ter ficado pelo caminho à quinta ronda, mas logrou uma categórica vitória por 4-2 no reduto do Lokomotiv de Moscovo, depois de 13 jogos europeus sem vencer fora (quatro empates e nove derrotas) - desde o 2-0 em Zurique, a 15 de setembro de 2011.

A formação ‘leonina’ manteve-se no terceiro posto, mas está apenas a um ponto dos russos e a dois do conjunto em que alinha o internacional luso Ricardo Quaresma, pelo que só depende de si, de um triunfo, para seguir em frente.

O embate caseiro com os turcos é, assim, uma ‘final’ para o Sporting, “um problema”, nas palavras de Jorge Jesus, que, na Europa, nunca apostou na melhor equipa, o que lhe custou, por exemplo, um humilhante 0-3 no reduto do Skënderbeu.

A vitória qualifica de imediato os ‘leões’ e até o empate pode ser suficiente, mas, neste caso, só se o Lokomotiv de Moscovo ‘imitar’ o Sporting e não pontuar na Albânia.

Quanto ao Belenenses, a sua situação no Grupo I é bem mais complexa, a começar pelo próprio encontro, pois os comandados de Ricardo Sá Pinto jogam no reduto do segundo classificado da Série A, que goleou por 4-0 no Restelo.

Os ‘azuis’ precisam, assim, de um proeza semelhante à que conseguiram em Basileia, onde venceram por 2-1, somando a única vitória que ostentam no agrupamento.

Por seu lado, o conjunto comandado por Paulo Sousa necessita apenas de empatar com o conjunto luso, independentemente do que resultado do embate entre o Lech Poznan e os suíços.

Enquanto Sporting e Belenenses deixaram as decisões para a última jornada, o Sporting de Braga qualificou-se à quinta ronda e só precisa de empatar com o Groningen, na Holanda, para selar o triunfo no Grupo F.

Com quatro triunfos e um desaire, os ‘arsenalistas’ vencem o agrupamento pontuando, mas até podem garantir esse objetivo perdendo, bastando para isso que o Marselha não vença no reduto do Slovan Liberec, que precisa de ganhar para se qualificar.

Após cinco rondas, e além de Belenenses e Basileia, já garantiram a qualificação 13 equipas: Molde, Liverpool, Krasnodar, Borussia Dortmund, Nápoles, Villarreal, Rapid Viena, Lazio, Saint-Étienne, Tottenham, Schalke 04, Sparta de Praga e Athletic de Bilbau.