Sporting e Marítimo procuram esta quinta-feira juntar-se à Académica na fase de grupos da Liga Europa em futebol, com os “leões” a defenderem o 1-1 trazido da Dinamarca e os insulares o 1-0 na receção ao Dila Gori.

Para o Sporting, é a importância de garantir um lugar europeu, num início de uma época que não começou bem: um empate e derrota no campeonato e uma igualdade a um golo com uma equipa dinamarquesa, o Horsens, praticamente desconhecida.

Ricardo Sá Pinto não tem grande margem de erro na sua equipa – ainda longe de convencer -, enquanto o Marítimo, de Pedro Martins, defende com os também desconhecidos do FC Dila Gori (Geórgia) o 1-0 trazido dos Barreiros.

Outros portugueses em ação são Davide e Hugo Luz, nos romenos do Vaslui, e que dificilmente poderão superar a vantagem de 2-0 do Inter Milão, bem como Mário Sérgio, Hélder Sousa, Nuno Morais e Hélio Pinto, do APOEL, que recebem os azeris do Neftçi (1-1).

Os húngaros do Videoton, com o técnico Paulo Sousa no comando e Marco Caneira e Filipe Oliveira na equipa, tentam em casa ganhar vantagem em relação ao “nulo” alcançado na primeira “mão”, com os turcos do Trabzonspor.

A edição 2012/2013 da Liga Europa apresenta alguns nomes de referência no futebol europeu, que em situação normal terão um lugar na fase de grupos: o Marselha, o Inter Milão, o Liverpool ou o PSV Eindhoven.