O Toulouse emitiu um comunicado esta sexta-feira, onde denuncia "buscas excessivas e atos de intimidação por parte das autoridades portuguesas" no jogo de quinta-feira diante do Benfica, na Luz. O emblema francês pediu à UEFA que investigue o que aconteceu no Estádio da Luz com os seus adeptos, nesta 1.ª mão do playoff da Liga Europa.

O clube pediu aos seus adeptos que sofreram "tratamento inadequado e excessivo" a contactarem a Embaixada de França em Lisboa ou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Eis o comunicado do Toulouse

"O Toulouse Football Club deseja manifestar a sua profunda preocupação relativamente aos incidentes relatados pelos nossos adeptos durante o jogo da Liga Europa frente ao Benfica.

Mais de 3.250 residentes de Toulouse deslocaram-se a Lisboa nos últimos dias para apoiar a nossa equipa, demonstrando, mais uma vez, uma conduta impecável, à semelhança do comportamento exemplar já manifestado na viagem a Liverpool em novembro passado.

No entanto, vários testemunhos dos nossos apoiantes relataram tratamento inadequado e excessivo, incluindo buscas excessivas e atos de intimidação, por parte das autoridades portuguesas.

O Toulouse Football Club leva esta informação muito a sério e pretende fazer ouvir a voz dos seus adeptos.

Convidamos, portanto, as pessoas afetadas por estas ações a contactarem as autoridades competentes (a Embaixada de França em Lisboa ou o Ministério dos Negócios Estrangeiros), para que estes incidentes possam ser investigados com toda a atenção necessária.

O Toulouse Football Club decidiu contactar a UEFA para transmitir estas graves preocupações e solicitar uma investigação aprofundada dos factos.

O nosso objetivo continua a ser garantir um ambiente seguro e acolhedor a todos os adeptos, como aquele que reservamos aos adeptos visitantes no nosso Estádio."

O Benfica bateu na quinta-feira os franceses do Toulouse por 2-1, em encontro da primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa em futebol, disputado no Estádio da Luz, em Lisboa.

O argentino Ángel Di María, aos 68 e 90+8 minutos, em duas grandes penalidades, marcou os tentos do ‘onze’ de Roger Schmidt, enquanto o dinamarquês Mikkel Desler apontou o golo dos forasteiros, aos 75.

A formação ‘encarnada’ - que se desloca a França na próxima quinta-feira (22 de fevereiro) - procura a sexta presença no top 16 da Liga Europa, replicando 2009/10, 2010/11, 2012/13, 2013/14 e 2018/19, sendo que perdeu as finais de 2013 e 2014.