Sporting e Athletic de Bilbao disputam na quinta-feira a primeira mão das meias-finais da Liga Europa de futebol, 26 anos depois da única eliminatória europeia que jogaram e que "sorriu" à formação de Alvalade.
A eliminatória que opõe os "leões" de Lisboa e do País Basco e que decide a passagem à final da competição reedita o confronto de 1985, naquela que foi a única vez em que as duas equipas se encontraram em competições organizadas pela UEFA.
Na temporada 1985/86, Sporting e Athletic de Bilbao defrontaram-se na terceira eliminatória da Taça UEFA, que antecedeu a atual Liga Europa, e seriam os "verde e brancos" a prosseguir na prova, com uma vitória caseira por 3-0, depois da derrota por 2-1 em San Mamés.
Depois de ultrapassar os holandeses do Feyenoord e os albaneses do Dínamo de Tirana, a equipa de Alvalade, orientada por Manuel José, encontrou a formação basca, que havia deixado para trás os turcos do Besiktas e os belgas do FC Liègeois.
A primeira mão da eliminatória foi disputada no dia 27 de novembro de 1985, no estádio San Mamés, onde a formação da casa venceria por 2-1: Manolo Sarabia, aos 13 minutos, e Júlio Salinas, aos 58, colocaram os bascos na frente, mas o inglês Ralph Meade, aos 72, reduziu para os "leões", deixando em aberto a eliminatória.
Duas semanas depois, a 11 de dezembro, o Sporting recebia os bilbaínos em Alvalade, dando a volta à eliminatória e apurando-se para os quartos de final, com um triunfo por 3-0, com tentos de Manuel Fernandes (20 minutos), Ralph Meade (56) e António Sousa (74).
De resto, este é mesmo o único triunfo de uma equipa portuguesa sobre o Athletic de Bilbao, num total de seis partidas disputadas com FC Porto, Sporting e Nacional da Madeira.
No entanto, a carreira europeia do conjunto "leonino" terminaria na fase seguinte, ao ser eliminado pelos alemães do Colónia, finalistas da competição conquistada pelo Real Madrid.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.