O Vitória  de Guimarães foi hoje repreendido pelo Comité de Controlo Financeiro da UEFA, que optou por não castigar o clube português de futebol com multa ou com suspensão das competições, por desrespeito ao "fair-play" financeiro.

Em comunicado, a UEFA informa que seis clubes foram castigados, sendo as situações mais graves as do Metalurg Donetsk (Ucrânia), Petrolul Ploieşti (Roménia) e Skonto Riga (Letónia), que ficam impedidos de participar nas provas para que se qualifiquem nas três próximas épocas.

Além das suspensões, o Metalurg deve pagar 80 mil euros, o Petrolul 50 mil euros e o Skonto 40 mil euros.

A sanção ao clube português, repreensão, é a mais ligeira, sendo que o Slask Wroclaw (Polónia) é multado em 20 mil euros e o Pandurii Targu Jiu (Roménia) em 40 mil euros.

Os castigos foram aplicados pela existência de dívidas por pagar e as suspensões só serão levantadas se os clubes provarem, até final de janeiro, que não tinham por pagar as contas identificadas e vencidas até 30 de setembro passado, esclarece o comunicado da UEFA.

O Vitória  de Guimarães, que está envolvido no Sistema Extrajudicial de Recuperação de Empresas, apresentou prejuízos de cerca de 2,4 milhões de euros na época passada, depois dos resultados líquidos negativos de oito milhões de euros na temporada 2011/2012.