A vitória de hoje do Benfica, em Bordéus, permitiu que Portugal se aproximasse da França no ranking da UEFA, no qual já garantiu o sexto lugar e a presença de seis equipas nas competições de 2014/15.

Na tabela que é liderada pela Espanha, a França é quinta classificada e soma 58,666 pontos, enquanto Portugal passou hoje de 57,501 para 58,001 (meio ponto), numa altura em que apenas uma equipa de cada país fica em competição: o Benfica na Liga Europa e o Paris Saint-Germain na “Champions”.

Aliás, o Benfica não só ajudou a somar meio ponto, como eliminou uma equipa de um adversário direto, embora o PSG tenha alguma vantagem face aos pontos que os “encarnados” possam ainda fazer, pois a Liga dos Campeões oferece mais bónus pelos eventuais apuramentos.

Se mantiver o sexto posto no final da época, o futebol luso voltará a ter duas equipas com entrada direta na “Champions” de 2014/2015, mais uma nas pré-eliminatórias, enquanto três seguem para a Liga Europa.

O facto de o sexto lugar estar assegurado reside na “ausência” da Ucrânia (sétima) das próximas contas, pois já não tem equipas em prova, e a Rússia (oitava) conta apenas com o Rubin Kazan e está a um pouco mais de 12 pontos de distância.

A Espanha, com 86,739 pontos, lidera confortavelmente, e conta com três emblemas nos quartos de final da LC: Real Madrid, Barcelona e Málaga (equipa que afastou o FC Porto, na quarta-feira).

No segundo posto, a Inglaterra, com 81,106, espera somar com a presença de outras tantas equipas na Liga Europa: Tottenham, Chelsea e Newcastle.

Os alemães seguem no terceiro lugar, com 76,900, e ainda têm em competição, na “liga milionária”, o Bayern de Munique e o Estugarda.
A Itália é quarta, com 63,981, e ainda espera pelas atuações de Juventus (LC) e Lazio (LE).