O Evian protagonizou hoje a maior surpresa da nona jornada da Liga francesa de futebol, ao derrotar de forma concludente o Metz, quinto classificado, por 3-0, enquanto o Marselha reforçou a liderança, ao vencer em Caen por 2-1.

A equipa marselhesa soma agora 22 pontos, uma vantagem de cinco sobre o segundo classificado, o Bordéus, que perdeu na sexta-feira em Reims, por 1-0, e pode ser ultrapassado no domingo pelo Lille, caso vença na deslocação a Lyon.

De destacar, também, a vitória do Lorient na Córsega, frente ao Bastia, por 2-0, com o contributo do internacional português sub-21, nascido em França, Raphael Guerreiro, que foi titular na posição de lateral esquerdo, o que permitiu à equipa pular cinco lugares na tabela, para 13.º, com 10 pontos.

No banco do Lorient esteve outro português, Pedrinho, ex-jogador do Varzim e da Académica, mas não chegou a ser lançado em campo.

Mas a maior surpresa veio mesmo do Evian, que pulou do penúltimo lugar para o 15,º, com 10 pontos, perante um Metz que era quinto classificado e vinha a fazer uma prova interessante até à oitava jornada, com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas.

Nos outros jogos hoje disputados, o Nice empatou a um golo na receção ao Montpellier, enquanto o Rennes se impôs ao Lens por 2-0, em casa.

A nona jornada encerra no domingo com o confronto entre o campeão em título, o Paris Saint-Germain, e o segundo classificado da época passada, o AS Mónaco, orientado pelo treinador português Leonardo Jardim e onde alinham os jogadores lusos João Moutinho, Ricardo Carvalho e Bernardo Silva.