O internacional colombiano Falcao abriu hoje o caminho para a vitória do Mónaco, que subiu provisoriamente à liderança, em Lorient por 3-0, em jogo que abriu a 13ª jornada da Liga francesa de futebol.

O jogo foi mais difícil para o Mónaco do que o resultado final deixa transparecer, já que até ao primeiro golo, aos 64 minutos. marcado por Falcao, acabado de entrar, na primeira vez que tocou na bola, o Lorient deu excelente réplica e até esteve mais próximo de abrir o marcador.

O internacional colombiano, lançado pelo treinador português Leonardo Jardim aos 63 minutos, a render Kylie M’bappe, só precisou de um minuto para meter a bola no fundo da redes, a explorar um corte desastrado de um defesa do Lorient, numa jogada que teve a participação ativa de Bernardo Silva.

O internacional português foi titular e alinhou durante 89 minutos sendo substituído pelo médio brasileiro Gabriel Boschilia. O outro internacional luso que alinha pelo Mónaco, João Moutinho, continua lesionado e nem chegou a ser convocado.

A partir do golo de Falcao ficou tudo muito mais fácil para o Mónaco, que acabou por marcar mais dois golos, ambos na marcação de livres, o primeiro aos 67 minutos, por Thomas Lemar, de execução técnica irrepreensível, e o segundo por Boschilia, aos 90+3, feliz no ressalto de bola na barreira defensiva do Lorient.

Com esta vitória, o Mónaco subiu, provisoriamente, ao primeiro lugar, com 29 pontos, os mesmos do Nice, que se desloca ao terreno do Saint-Étienne, no domingo, e mais três do que o Paris Saint-Germain, que recebe o Nantes do sábado.