De forma frontal e sincera, João Moutinho assumiu a sua frustração pela atual realidade do Mónaco, depois de ter chegado ao Principado numa fase de forte aposta e investimento em grandes estrelas. Numa entrevista ao jornal L'Équipe, o médio português lamentou a saída de nomes como Falcao e James Rodriguez e a inversão do projeto.

"O projeto foi alterado. É diferente daquele que havia quando cheguei mas é assim", reconheceu o internacional português, acrescentando: "Houve sempre saídas nos clubes por onde passei mas isso não me impediu de ficar mais três ou quatro anos. Não me sinto enganado mas fiquei triste. Quero jogar numa equipa que entra em todas as competições para ganhar e, com este projeto, isso fica mais difícil. É frustrante, claro."

João Moutinho confessou a sua ambição de conquistar a Champions e tem consciência que dificilmente irá consegui-lo nos monegascos. "O meu objetivo é vencer, pelo menos uma vez, a Liga dos Campeões. É para isso que trabalho. E aqui isso vai ser muito difícil. Coloquei essa hipótese (sair do clube), houve conversações mas nada se concretizou. Veremos o que acontece mais à frente na temporada. Agora é inútil falar sobre isso. Estou no Mónaco e focado no clube. Temos uma equipa jovem que precisa enquadrar-se e eu aceitei esse desafio", concluiu.