O internacional português José Fonte colocou um ponto final na sua ligação com o Lille, após cinco temporadas, uma vez que o clube francês decidiu não prolongar o contrato.

O central de 39 anos deverá ser anunciado, em breve, como reforço do SC Braga.

"Cinco anos, o meu tempo como jogador do Lille chega ao fim. Muito poderia ser dito, mas vou ser breve e sucinto:

Posso dizer, com orgulho, que dei o meu melhor até o último segundo. Tentei ser um elemento positivo, um bom profissional e empurrar a todos na mesma direção, rumo ao sucesso. Juntos, conseguimos.

Liga dos Campeões, 18/19
Liga Europa, 19/20
Campeões de França, 20/21
Supertaça de França 21/22
Liga Conferência 22/23

‘Lillois’, nunca vos irei esquecer. Eternamente grato pelo vosso amor, dedicação e respeito. Obrigado ao clube e à cidade, espero ter-vos representado bem e deixado orgulhosos.
Até um dia nas ruas da velha Lille".

Fonte já chegou a acordo com o conjunto minhoto e irá assinar um um contrato válido por uma temporada.

Formado no Sporting, nunca chegou a representar a primeira equipa dos leões, alinhando apenas pela equipa B antes de rumar ao Felgueiras. Mudou-se, depois, para o Vitória de Setúbal, onde apenas 17 jogos chegaram para convencer o Benfica a avançar para a sua contratação. Porém, também numa disputou qualquer encontro oficial pelas águias, tendo sido emprestado a Paços de Ferreira e Estrela da Amadora.

Mudou-se, depois, para Inglaterra, em 2007/08, para vestir a camisola do Crystal Palace, primeiro, e do Southampton, depois, onde se afirmou em definitivo, chegando mesmo à seleção nacional, ao ponto de ser um dos campeões europeus de 2016. Em Inglaterra ainda representou o West Ham e, depois de uma curta passagem pelo futebol chinês chegou a França e ao Lille, onde esteve nas últimas cinco épocas, chegando a sagrar-se campeão gaulês. Na última temporada disputou 33 jogos e marcou um golo pela formação orientada por Paulo Fonseca.

Agora vai, ao que tudo indica, reforçar o eixo defensivo do Braga, que conta com nomes como Vitor Tormena, Sikou Niakité, Paulo Oliveira e o jovem turco Serdar Saacti.