O Lille continua a ser a equipa do momento em França e na 23.ª jornada da Liga daquele país reforçou a liderança, ao receber e vencer, por 2-0, o Toulouse, a equipa do português Paulo Machado.

Sem jogar bem, mas mostrando eficácia, a formação do norte de França assegurou os preciosos três pontos que lhe permitem manter o avanço de seis sobre o Marselha (39 pontos) e cinco sobre o segundo classificado, o Rennes (40).

No estádio Lille Metropole os golos foram do costa-marfinense Gervinho, aos 38 minutos, e do brasileiro Tulio de Melo, aos 90+4.

O internacional português Paulo Machado foi titular no Toulouse, sendo substituído aos 82 minutos. Como habitualmente, esteve de serviço à cobrança de livres, mas sem criar perigo.

O Rennes recebeu e bateu o Nice, igualmente por 2-0, com golos do colombiano Montano, aos 52 minutos, e do togolês Razak Boukari, volvidos seis minutos, na conversão de uma grande penalidade.

Sábado, o Marselha, campeão em título, impôs-se em Sochaux, por 2-1, e continua apostado em tudo fazer para continuar como "rei" do campeonato gaulês.

Nada recuperou face a Rennes e Lille, mas em contrapartida viu um dos seus rivais mais diretos, o Paris Saint-Germain, ceder pontos - empate caseiro sem golos, ante o Lens.

Quanto ao Lyon, clube com melhor palmarés na última década, foi vitorioso na viagem a Saint-Etienne, por claros 4-1, e também continua a espreitar uma eventual "escorregadela" do Lille para se aproximar da frente.

O Lyon (38) e o PSG (38) estão a sete pontos do Lille, ocupando os quarto e quinto lugares na prova.