O Lyon, do português Anthony Lopes, venceu hoje o Bastia, por 2-1, em jogo da 12.ª jornada da Liga francesa de futebol, liderada pelo Nice, que domingo defronta o Caen, seguido a três pontos pelo Mónaco de Leonardo Jardim.

Alexandre Lacazette, na transformação de uma grande penalidade aos 37 minutos, e o sueco Pierre Bengtsson, com um autogolo aos 86, foram os autores dos tentos do Lyon. O Bastia ainda reduziu para 2-1 por Enzo Crivelli, aos 90+2 minutos.

O Bastia chegou ao fim do encontro reduzido a nove unidades por expulsão do guarda-redes Jean-Louis Leca, que viu o cartão vermelho direto aos 47 minutos, e por Yannick Cahuzac, por acumulação de amarelos aos 73, facilitando o triunfo do Lyon.

O Mónaco goleou o Nancy, por 6-0, numa partida em que o colombiano Radamel Falcao, autor dos dois primeiros golos, aos 25 e 30 minutos, voltou a estar em evidência, depois de também ter bisado na vitória por 3-0 na receção aos russos do CSKA Moscovo, para a Liga dos Campeões.

O argentino Guido Carrilho imitou o antigo jogador do FC Porto e também marcou por duas vezes, aos 87 e 90+2 minutos, tendo os restantes golos sido apontados por Mbappe Lottin, aos 65, e pelo brasileiro Fabinho, aos 90, na conversão de uma grande penalidade.

O Mónaco consolidou a segunda posição da liga francesa com 26 pontos, a três do líder Nice, que domingo defronta o Caen, e igualmente a três do terceiro classificado, o campeão Paris Saint-Germain, que defronta o Rennes.

O Bordéus venceu o lanterna-vermelha Lorient, por 2-1, com golos do guineense François Kamano, aos 28 minutos, e do uruguaio Diego Rolan, aos 73.

O guarda-redes Jérôme Prior, com um autogolo, marcou para o Loriente aos 62 minutos.

O Guingamp, quarto classificado, evitou um mal menor ao conseguir empatar a 3-3 em casa do Dijon, depois de ter estado a perder por 3-1, com um golo obtido pelo congolês Nill de Peaw aos 90+3 minutos.

Cédric Varrault, aos 06 minutos, e Lois Diony, aos 26, colocaram o Dijon a vencer por 2-0, mas o Guingamp reduziu para 2-1 por Marcus Coco aos 32.

A fechar a primeira parte, o Dijon voltou à vantagem de dois golos com novo tento do cabo-verdiano Júlio Tavares, aos 44 minutos, mas Alexandre Mendy, aos 79, e Nill de Peaw, aos 90+3, evitaram a derrota do Guingamp.

O Lille do internacional português Éder continua em situação difícil, já que é o primeiro acima da linha de despromoção, e desta feita perdeu na deslocação a casa do Angers, por 1-0, com o único golo do encontro a ser apontado pelo senegalês Famara Diedhiou (1-0), aos 54 minutos.

O Toulouse, sexto classificado, também evitou um mal maior ao empatar a 1-1 em casa do Nantes, com o golo salvador a ser marcado pelo polaco Mariusz Stepinski no primeiro minuto dos descontos, depois do dinamarquês Martin Braithwaite ter feito o 1-0, aos 36, na transformação de uma grande penalidade.