O Lyon ficou-se hoje por uma igualdade 1-1 na deslocação a Lens, num encontro da 31.ª jornada da Liga francesa de futebol, e entregou a terceira posição da tabela ao Mónaco.
Com o guarda-redes português Anthony Lopes na baliza, o Lyon só conseguiu marcar o tento do empate aos 81 minutos, pelos pés do brasileiro Lucas Paqueta, anulando a vantagem conseguida pelos anfitriões, aos 65, altura em que Jonathan Clauss abriu o ativo no Stade Bollaert-Delelis.
Sem vencer há três encontros na Ligue 1, os 'gones', que terminaram o jogo reduzido a 10 elementos, face à expulsão do ex-Sporting Islam Slimani, aos 90, ocupam, agora, o quarto posto, com 61 pontos, menos um do que o terceiro colocado Mónaco, que goleou o Metz por 4-0. Já o Lens é quinto, com 49.
Lille e Paris Saint-Germain partilhavam a liderança da prova à partida para a 31.ª ronda, e quando, aparentemente, o emblema parisiense poderia ter algum favoritismo, acabou surpreendido em casa, com o único golo a surgir pelo canadiano Jonathan David, à passagem do minuto 20.
Este regresso aos triunfos permitiu ao Lille assumir a liderança da Ligue 1, com 66 pontos, mais três do que o Paris Saint-Germain, segundo colocado.
O encontro ficou marcado pelo confronto entre Tiago Djaló e Neymar, que tiveram mesmo de ser separados no túnel do Parc dos Príncipes, em Paris.
Depois de ambos serem admoestados pelo árbitro Benoit Bastien com o segundo cartão amarelo, aos 89 minutos, Neymar, visivelmente alterado pela falta cometida sobre si, empurrou o jogador luso.
Os dois atletas tiveram de ser separados e protegidos por seguranças e membros do ‘staff’ das respetivas equipas, ao mesmo tempo em que trocavam provocações e insultos, sendo que, na sequência de uma aproximação de Neymar a Tiago Djaló, o central do Lille acabou por tropeçar e cair já perto dos balneários.
Mais cedo, com os portugueses Gelson Martins e Florentino em campo a partir do minuto 76, os golos monegascos aconteceram apenas no segundo tempo, através do espanhol Cesc Fabregas aos 50 minutos, na conversão de uma grande penalidade, uma vantagem dilatada pelo germânico Kevin Volland, instantes depois.
Já com a dupla lusa em campo, o também suplente utilizado Ben Yedder foi a tempo de bisar (77 e 89), apontado o último golo do encontro de penálti, frente a um adversário que terminou o jogo com menos um elemento, face à expulsão do ganês John Boye (87), e que não vence há quatro partidas, ocupando o nono posto, com 42 pontos.
Comentários