O Lyon subiu hoje provisoriamente à liderança do campeonato francês de futebol, com um triunfo por apertado 3-2 sobre o Valenciennes, enquanto o campeão Montpellier teve de esperar pela quarta jornada para se estrear a vencer.
Beneficiando do facto de o comandante Marselha só jogar no domingo, recebendo o Rennes, o Lyon, do guarda-redes Anthony Lopes (suplente), impôs-se a uma das equipas com quem partilhava o segundo posto e, agora, está só na frente, com 10 pontos.
O Valenciennes até se adiantou por Gil (12 minutos), mas Michel Bastos (18), Gomis (21) e Grenier (66) consumaram a reviravolta, que nem um golo de Pujol (76) evitou.
O Toulouse estava em condição privilegiada para se juntar no comando, mas cedeu um empate caseiro frente ao Rimes: um autogolo de Abdennour (57) complicou a vida aos locais, que empataram apenas perto do fim, por Ben Yedder (89).
O campeão Montpellier conquistou o primeiro triunfo, por 3-1 na visita ao Sochaux, e saiu da zona “vermelha”, somando agora quatro pontos.
A vitória começou nos pés o marroquino Bellhanda (16) e continuou na pontaria do argentino Herrera (58) e do francês Cabella (78), de nada valendo à equipa de Rafael Dias (suplente) o tento gaulês Privat (63).
O Bastia podia ter subido ao segundo lugar, mas foi surpreendido em casa pelo Saint-Éttienne, que triunfou por concludente 3-0 com tentos de Cohade (11), Aubameyang (26) e Guilavogui (89).
O Lorient de Pedrinho (suplente) subiu ao terceiro posto, com oito pontos, a par do Toulouse, após triunfo 3-0 sobre o Nancy – Giuly (20), Koné (34) e Traoré (85) fizeram o resultado.
Nos outros jogos, o Ajaccio ganhou 2-0 ao Evian e o Brest empatou 1-1 com o Troyes.
No domingo o Marselha pode voltar ao comando isolado se vence rem casa o Rennes, o endinheirado Paris Saint-Germain procura o primeiro triunfo, na visita ao Lille, enquanto o Bordéus procura manter-se no topo da classificação na receção ao Nice.