O Marselha venceu hoje na receção ao Auxerre por 2-1, na 33.ª jornada da I Liga francesa de futebol, depois de estar a perder, reduzindo para cinco pontos o atraso para líder Paris Saint-Germain.

Bastaram dois minutos para o Marselha, que esteve a perder desde os 33 minutos, na sequência de um golo do médio maliano Birama Toure, operar a reviravolta, com golos do médio turco Cengiz Under e do veterano avançado chileno Aléxis Sánchez, aos 75 e 77, respetivamente.

O técnico croata Igor Tudor apostou, desta vez, no avançado português Vitinha, ex-Sporting de Braga, no ‘onze’ titular, mas este ficou em ‘branco’ e acabou substituído, aos 70, pelo internacional gaulês Dimitri Payet, de 36 anos.

Nuno Tavares, o outro jogador português do Marselha, iniciou o jogo no banco, mas foi lançado em campo logo após o intervalo, a render Issa Kabore, do Burkina Faso.

Com este triunfo, a juntar à derrota caseira de hoje do PSG frente ao Lorient, o Marselha reduziu para cinco pontos o atraso para o atual campeão, colocando-o sob pressão a cinco jornadas do final do campeonato.

As coisas cedo começaram a correr mal para o PSG, com o Lorient a inaugurar o marcador aos 15 minutos, pelo médio Enzo Le Fee, e pioraram à passagem dos 20, quando o internacional marroquino Achraf Hakimi viu o segundo amarelo e foi expulso.

No entanto, eis que, nove minutos volvidos, entrou em ação o guarda-redes suíço Yvon Mvogo, num lance digno dos apanhados, no qual este, julgando que o jogo estava interrompido, lançou a bola à sua frente no relvado, para supostamente bater um livre indireto, pondo-a literalmente nos pés de Kylian Mbappe, que agradeceu a oferta e empurrou a bola para o fundo das redes, restabelecendo a igualdade.

De pouco valeu ao PSG tamanha oferta, visto que o lateral esquerdo camaronês Darlin Yongwa, após assistência de Romani Faivre, recolocou o Lorient na frente do marcador, aos 38 minutos, vantagem que seria ampliada em cima do final da partida, aos 89, pelo avançado senegalês Bamba Dieng.

Os internacionais portugueses Danilo Pereira e Vitinha foram titulares no PSG, tendo sido substituídos aos 79 e 65 minutos, respetivamente, por Warren Zaire-Emery e Hugo Ekitike, enquanto Nuno Mendes, também internacional luso, começou no banco, mas entrou aos 56, a render o espanhol Juan Bernat.

Nos outros jogos de hoje, destaque para a goleada do Montpellier ao Mónaco, em pleno Principado, por 4-0, enquanto o Rennes recebeu e venceu o lanterna-vermelha Angers, por 4-2, mantendo-se na luta por um lugar europeu.

O Nice foi a Troyes vencer por 1-0, com o internacional luso Rony Lopes no banco da equipa visitante durante os 90 minutos, e o Clermont somou três pontos na receção ao Reims, o qual derrotou por 1-0.

O PSG lidera a cinco jornadas do fim com 75 pontos, seguido do Marselha, com 70, do Lens (menos um jogo), com 66, do Mónaco, com 61, e do Lille, de Paulo Fonseca, com 59.