O vice-campeão francês, o Marselha, entrou com o pé direito na Liga de futebol, ao vencer fora o recém promovido Guingamp (3-1), encerrando a primeira jornada, na qual o campeão Paris Saint-Germain deixou dois pontos em Montpellier.

O Marselha entrou forte no jogo e resolveu-o em 18 minutos, com três golos, o primeiro aos dois minutos, por André Gignac, o segundo aos quatro, por Dimitri Payet e o terceiro aos 18, pelo mesmo jogador.

O Guingamp teve uma forte reação, chegou a ver o árbitro anular dois lances em que o seu ataque conseguiu introduzir a bola na baliza de Mandanda, mas o Marselha geriu com inteligência a vantagem e só cedeu aos 74 minutos, quando o avançado maliano Mustapha Yatabé assinou o ponto de honra dos locais.

Noutro jogo hoje disputado, o Saint-Étienne foi ao terreno do Ajaccio vencer por 1-0, mercê de um golo solitário do veterano ponta de lança brasileiro, Brandão, aos 34 minutos.

A jornada iniciou-se na sexta-feira, com a deslocação do campeão e principal favorito ao título, o PSG, a Montpellier, onde desperdiçou dois pontos, e prosseguiu no sábado, com mais sete jogos, com destaque para o triunfo (2-0) do AS Mónaco em Bordéus.

Nesta partida, foi surpreendente o facto de o treinador Claudio Ranieri ter deixado João Moutinho no banco, numa partida em que Ricardo Carvalho foi titular e na qual alinharam os dois colombianos ex-FC Porto (Falcão, que marcou, e James Rodriguez).

Outro jogo que contou com participação de jogadores lusos foi o Lyon-Nice, com a equipa da casa a goleou por 4-0, com a dupla Lopes em bom plano, o guarda-redes Anthony, e o lateral direito Miguel, emprestado pelo Sporting, ambos os 90 minutos.

Anthony Lopes, de 21 anos, conquistou esta época a titularidade, depois da grave lesão sofrida em abril pelo experiente Rémy Vercourte, que era o número 1 na sequência da transferência de Hugo Lloris para o Tottenham.

Nos outros jogos realizados no sábado, o Lille recebeu e venceu o Lorient por 1-0, Evian e Sochaux empataram a um golo, o Bastia não resistiu na visita a Nantes, onde perdeu por 2-0, o Rennes bateu em casa o Reims por 2-1 e o Valenciennes fez o mesmo ao Toulouse, mas por números mais dilatados (3-0).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.