O Lyon, do português Anthony Lopes, venceu hoje por 2-1 em casa do Mónaco, em jogo da 18.ª jornada da liga francesa de futebol, atrasando a formação orientada pelo treinador Leonardo Jardim na perseguição ao líder Nice.

O argelino Rachid Ghezzal, aos 29 minutos, Mathieu Valbuena, aos 65, e Alexandre Lacazette, aos 87, foram os marcadores dos golos do Lyon, que impôs ao Mónaco, que marcou por Tiémoué Bakayoko, aos 70, a primeira derrota em casa.

A equipa monegasca apresentou no ‘onze’ Bernardo Silva e no banco João Moutinho, que não chegou a entrar, e foi prejudicada pela expulsão de Benjamin Mendy, aos 39 minutos, após uma irrefletida agressão a pontapé a Corentin Tolisso.

O Lyon recuperou o quarto lugar da liga gaulesa, entregue provisoriamente desde sábado ao Guingamp, que venceu o Paris Saint-Germain, por 2-1, mas agora a cinco pontos dos parisienses, a oito do Mónaco e a 12 do líder Nice.

O Nice, que venceu por 2-1 o Dijon, acabou por ser o principal beneficiado da jornada, dado que aumentou a vantagem não só para o Mónaco, segunda classificado a quatro pontos, como para o campeão Paris Saint-Germain, terceiro a sete.

Dois golos do avançado italiano Mario Balotelli, aos 32 minutos, na conversão de uma grande penalidade, e aos 50, permitiram ao Nice vencer por 2-1 na receção ao Dijon (18.º), que ainda marcou pelo cabo-verdiano Tavares, aos 37.

No Estádio Vélodrome, o Marselha do português Rolando recebeu e bateu o Lille dos compatriotas Éder e Rony Lopes, por 2-0, com golos de Bafetimbi Gomis, aos 56 minutos, e de Florian Thauvin, aos 61.

O Caen deixou a companhia do Lorient no último lugar, ao impor-se por 3-0 na receção ao Metz, que jogou desde os 57 minutos em inferioridade numérica, devido à expulsão de Bisevac, apanhando na classificação o adversário de hoje, já fora da zona de despromoção.