O Mónaco foi hoje a Nice vencer por 3-0, em jogo da 16.ª jornada da Liga francesa de futebol, e mantém a perseguição a Lille, que recebeu e venceu (1-0) o Marselha, e ao líder Paris Saint-Germain (PSG).

Um golo do ex-portista James Rodriguez, logo aos cinco minutos, abriu o caminho ao triunfo dos monegascos, que, à passagem do minuto 23, já venciam por 2-0, mercê de um grande golo do dianteiro Emmanuel Rivière.

A equipa orientada por Claudio Ranieri, que optou por jogar em 4x4x2, com um losango no meio-campo, no qual João Moutinho se posicionou como médio interior direito e James Rodriguez como nº 10, no vértice superior, teve uma entrada forte na partida que lhe permitiu ganhar uma vantagem de dois golos e geri-la de acordo com a sua estratégia.

O Mónaco, que controlou sempre o jogo, chegaria ainda ao terceiro golo, aos 89 minutos, pelo médio argentino Lucas Ocampos, que Ranieri lançou em campo a partir dos 68 minutos, a render o ponta de lança Anthony Martial.

Pela equipa monegasca, além de João Moutinho, alinhou outro português, o defesa central Ricardo Carvalho, que formou dupla no eixo defensivo com outro veterano, o internacional francês Eric Abidal.

Com este triunfo, o Mónaco passa a somar 35 pontos, menos um do que o Lille, e menos dois do que o PSG, embora o líder contabilize menos um jogo, que cumprirá na quarta-feira, em Evian-les-Bains, frente à equipa local.

Nas outras duas partidas hoje disputadas, o Nantes recebeu e venceu o Valenciennes por 2-1, enquanto o Lille, segundo classificado, bateu o Marselha por 1-0, graças a um golo do avançado Nolan Roux.