O Montpellier goleou este sábado o Nantes, por 4-0, em jogo da 22.ª jornada da Liga francesa de futebol, e isolou-se no sexto posto da tabela classificativa a dez pontos do líder Lyon, que domingo recebe o Metz.

Paul Lasne, aos 8 minutos, Kévin Bérigaud, aos 57, Anthony Mounier, aos 78, e o paraguaio Lucas Barrios, aos 82, foram os autores dos golos do Montpellier, que tirou partido do empate do Bordéus em Bastia (0-0) para se isolar no sexto lugar.

O Guingamp recebeu e bateu o Lorient, dos portugueses Raphaël Guerreiro e Pedrinho, por 3-2, num encontro em que terminou reduzido a 10 unidades por expulsão de Younousse Sankhare, aos 80 minutos.

Claudio Beauvue, aos 19 e 76 minutos, e Christphe Mandanne, aos 69, foram os autores dos golos do Guingamp. Benjamin Jeannot, aos 72 minutos, na transformação de uma grande penalidade, e Dorian Lévêque, com um autogolo aos 90+2, reduziram para o Lorient.

O Mónaco, do treinador português Leonardo Jardim, com João Moutinho e Bernardo Silva no "onze", venceu em casa do Lille, de Rony Lopes, por 1-0, e continua a sua carreira ascendente na tabela.

O golo da vitória monegasca, que já não perde para a Liga gaulesa desde a derrota em casa do Rennes (2-0), a 29 de novembro de 2014, foi marcado pelo búlgaro Dimitar Berbatov (0-1), aos 57 minutos, a passe do belga Ferreira Carrasco.

Bernardo Silva, que esta semana foi cedido a título definitivo pelo Benfica ao Mónaco, por uma verba que rondou os 15 milhões de euros, esteve em bom plano na equipa orientada por Leonardo Jardim, principalmente na segunda parte, criando lances de perigo para a baliza do Lille.

Com o triunfo em casa do Lille, sétimo pela margem mínima de 1-0 em onze triunfos alcançados na Liga, o Mónaco prossegue a sua aproximação aos lugares cimeiros e segue invicto há sete jornadas, em que somou seis triunfos e um empate.

O Mónaco mantém o quinto posto da Liga gaulesa, com 39 pontos, a seis do líder Lyon, que vai receber o Metz, e encurtou provisoriamente para um ponto a diferença que o separa do Saint-Étienne (4.º) e dois do Paris Saint-Germain (3.º), que se defrontam no domingo.

A 22.ª jornada prossegue domingo com os encontros Lyon-Metz, Reims-Lens, Rennes-Caen e Saint-Étienne-Paris Saint-Germain.