O Paris Saint-Germain venceu hoje o Estrasburgo (2-1), com Kylian Mbappé, de penálti, a dar os três pontos à formação da casa já nos descontos, num jogo da Liga francesa de futebol marcado também pela expulsão de Neymar.

O internacional brasileiro Marquinhos adiantou de cabeça os parisienses – ainda sem Messi – aos 13 minutos, após assistência de Neymar, mas fez um autogolo aos 51 que restabeleceu a igualdade no marcador nesta partida da 16.ª ronda da Ligue 1.

Dez minutos depois, Neymar viu um cartão amarelo após falta sobre um adversário e, logo a seguir, foi admoestado com o segundo amarelo, e consequente expulsão, por simulação de penálti.

No regresso da Ligue 1, após a pausa para o Mundial2022, o PSG teve que esperar pelo génio de Mbappé para chegar à vitória, com o vice-campeão mundial a ‘arrancar’ um penálti no último ‘suspiro’ do jogo, e a encarregar-se de o converter, com sucesso, aos 90+5.

Do contingente luso do PSG, só Vitinha foi a jogo, sendo titular (substituído aos 73 minutos pelo ex-Sporting Pablo Sarabia), enquanto Danilo Pereira não saiu do banco, e Nuno Mendes e Renato Sanches, lesionados, não estavam disponíveis.

Com a sexta vitória consecutiva para o campeonato, o PSG, ainda invicto (só cedeu dois empates), segue na liderança com 44 pontos em 16 jornadas, enquanto o rival de hoje é penúltimo (19º com 11 pontos).

No outro encontro da noite em França, o Lyon, do guarda-redes internacional português Anthony Lopes, foi vencer a casa do Brest por 4-2.

Caqueret (21), Cherki (32), Lacazette (35) e Tetê (49) fizeram os golos do Lyon, enquanto o português Mathias Pereira Lage (29) e Mounie (72) apontaram os tentos da equipa da casa.

A turma liderada por Laurent Blanc segue na oitava posição com 24 pontos, enquanto o Brest é 17.º, com 13 pontos.