Há um novo príncipe a jogar no parque de Paris e o seu nome é Zlatan Ibrahimovic. O internacional sueco deu a sua primeira entrevista aos media franceses desde que assinou pelo Paris Saint-Germain em Julho deste ano.

Numa extensa entrevista ao jornal L’Équipe, o avançado do PSG falou das suas características enquanto jogador e nas expectativas que tem para a nova etapa na sua carreira.

«Para jogar bem preciso de ser maluco. Se começo a controlar-me não vai ser bom. Quando estamos satisfeitos temos tendência para adormecer. Para ser bom, é preciso sentir raiva. Preciso disso para ser bom em campo», afirmou Zlatan em jeito de apresentação.

«As pessoas falam do que querem. Julgam-me sem sequer me conhecerem. Mas isso faz parte do folclore, eu gosto. Quando mais porcaria se escreve, melhor. Isso dá-me energia e adrenalina para ser melhor em campo. Não procuro ser perfeito», frisou o avançado sueco que aproveito para desmentir a compra de uma ilha na Suécia: «nunca comprei uma ilha. As pessoas escreveram isso nunca me procuraram para confirmar tal informação. Mas enfim, faz parte do jogo».

A contratação de Zlatan Ibrahimovic por parte do PSG gerou muita controvérsia em França, nomeadamente de uma facção política que considerou obscena a quantia paga pelo clube parisiense para contratar o avançado sueco.

«Para ter qualidade é preciso pagar, não? A qualidade não se arranja de graça. E o dinheiro vai gerar mais impostos para a França, não? Os políticos deviam ficar contentes. É muito estranho. Sabem, já ganhei muito dinheiro antes de vir para cá. Vim para Paris pelo desafio.»

Confrontado com a realidade que veio a encontrar em Paris e no PSG, Zlatan atirou que é necessário conquistar títulos rapidamente, sendo o campeonato francês o mais importante neste momento.

«Falta o hábito de conquistar títulos importantes. É preciso começar com um título destes (o PSG foi campeão de França em 1994), como o Manchester City fez agora. Há três anos, quem era o City? Ninguém.»

Em relação à Liga dos Campeões, prova onde o PSG vai defrontar o FC Porto na fase de grupos, Ibrahimovic coloca a fasquia alta embora com uma grande dose de realismo.

«Quero ganhar a prova, mas temos de levar as coisas jogo a jogo, passo a passo. O Man City foi eliminado na primeira fase, na época passada, e isso não quis dizer que tinham má equipa. Simplesmente faltou-lhes experiência na competição. Essa falta de experiência também afeta o PSG, mas isso não nos impede de acreditarmos em nós», sentenciou Zlatan sobre o assunto.