O Paris Saint-Germain, com os portugueses Nuno Mendes, Vitinha, João Neves e Gonçalo Ramos a titulares, marcou hoje passo na 13.ª jornada do campeonato francês de futebol, que lidera isolado, ao empatar em casa a 1-1 com o Nantes.
A equipa parisiense, que perdeu pela primeira vez pontos em casa esta época e vinha de cinco triunfos seguidos na liga, segue em primeiro, com 33, mas pode ver o ‘vice’ Mónaco, com 26, que no domingo defronta o Marselha, encurtar a diferença.
A passe do recém-regressado à competição Gonçalo Ramos, recuperado da lesão que o afastou desde a primeira jornada, com o Le Havre, em 16 de agosto, o marroquino Achraf Hakimi colocou o Paris Saint-Germain em vantagem aos dois minutos.
O próprio Gonçalo Ramos, por duas vezes nos minutos iniciais, Vitinha e João Neves, aos 10 minutos, procuraram o segundo golo da formação parisiense, mas os seus esforços esbarraram no estreante guarda-redes sueco do Nantes Patrik Carlgren.
Com um domínio avassalador, o PSG volta a criar perigo através de um remate ao poste do sul-coreano Lee Kang-In, aos 22 minutos, mas na primeira vez que desceu à baliza do guarda-redes italiano Gianluigi Donnarumma o Nantes empatou por Matthis Abline (1-1), aos 38.
No período de descontos da primeira parte, o perigo voltou a rondar a baliza do Nantes, primeiro num remate cruzado por Nuno Mendes e depois no desvio, na recarga, de João Neves, mas a bola saiu ao lado da baliza.
Na segunda parte, as oportunidades de perigo sucederam-se junto da baliza do Nantes, como a de João Neves, aos 57 minutos, mas Matthis Abline esteve perto de bisar, aos 63, não fosse a atenção do guarda-redes Donnarumma.
Aos 75 minutos, a passe de Gonçalo Ramos, o PSG esteve perto do golo por Warren Zaire-Emery, situação que o português repetiu nos últimos segundos de jogo com Fabián Ruiz, mas o Nantes segurou o empate a 1-1 e o ponto conquistado no Parque dos Príncipes.
O Nantes, que segue no 16.º lugar, com 11 pontos, impôs ao PSG a primeira perda de pontos em casa, naquele que foi também o terceiro empate do campeão francês, e colocou fim a um ciclo de cinco derrotas consecutivas no campeonato.
O Brest regressou às vitórias com um triunfo por 3-1 na receção ao Estrasburgo, com o português Mathias Pereira Lage a marcar o segundo golo, aos 45+1 minutos, e os restantes por Keny Lala, aos 12 de grande penalidade, e Romain del Castillo, aos 90+2.
O costa-marfinense Abdoul Ouattara marcou para o Estrasburgo, aos 85 minutos, fazendo, na altura, o 2-1.
O Brest é 10.º classificado, com 16 pontos, enquanto o Estrasburgo ocupa a 13.ª posição, com 13, em igualdade pontual com o Saint-Étienne, 14.º, mas pode ser apanhado pelo Le Havre, 15.º, com 12 e menos um jogo.
O Rennes, do português Jota, goleou em casa por 5-0 o Saint-Étienne, com um ‘hat-trick’ de Arnaud Kalimendo, aos 39 minutos, de penálti, 61 e 69, novamente de grande penalidade, Ludovic Blas, aos 45+6, e Amine Gouiri, aos 53.
Com o regresso às vitórias após três derrotas seguidas no campeonato gaulês, o Rennes passa a ocupar o 12.º posto, com 14 pontos, enquanto o Saint-Étienne segue no 14.º lugar, com 13.
Comentários